Marketing em Maio
Em Maio, mês consagrado ao trabalhador a nível mundial, a exposição publicitária (Marketing) caracterizou-se pela redução de investimentos em publicidade no geral com um cumulativo de 80.687 640,00 Mt contra 98.367.192,00 Mt.
A redução global de investimentos dos tradicionais líderes em anúncios publicitários, em particular a Vodacom e a Coca-Cola, esteve na origem deste panorama.
Contrariamente ao mês deAbril (considerado da mulher moçambicana) em que várias marcas desdobraram-seno desenvolvimentode campanhaspromocionais para enaltecer o papel da mulher moçambicana na sociedade, em Maio a estratégia de comunicação foi diferente, com a excepção da seguradora EMOSE que promoveu pacotes de descontos de produtos e serviços em homenagem ao trabalhador, a maioria dos anunciantes privilegiou a promoção de marcas, produtos e serviços específicos.
Nas linhas que se seguem descrevemos em resumo o desempenho do mercado publicitário no mês de Maio em todos os sectores de economia:
Alimentação e bebidas:O sector de Alimentação e bebidas continua a liderar o ranking geral dos maiores anunciantes em publicidade. Ao longo de Maio supervalorizou com mega-campanha da manteigueira Rama, denominada “Prepara-os, com Rama”.
Sector Financeiro:Por sua vez, o sector Financeiro teve notável exposição nos media com aumento de investimentos dom-pesa-banca móvel eo Standard Bankem particular sobre a campanha intitulada “Traga sua conta, para quem vê além das contas”.
Eventos e entretenimento:Já o terceiro sector líder em publicidade é o deEventos e entretenimento, que normalmente absorve maior número de anunciantes.
Em Maio, neste sector destacam-se as promoções da Expo-Noivo e doFestival Azgo,que teve lugar no dia 20 de Maio.
Entretanto, à entrada do mês de Junho realça-se a intensificação depublicidadesdos eventos daLizha Só Festa e Bawito,ambas anunciaram “shows” alusivos ao dia da criançarealizados a 3 de Junho.Ainda nestesector, assinalou-secom grande ímpeto o show Heineken e OneMillion enquadrado na final da Liga dos Campeões Europeus.
Telefonia: O sector de Telefonia registou ligeira retracção de investimentos em publicidade, essencialmente marcado pela redução de desembolsos da Vodacom em campanhas de comunicação.
Tv paga: Por outro lado, o sector de Tv paga comportou a maior retracção de investimento com a queda significativa de gastos da Startime e da Zap, marca que no mês de Abril tinha maior visibilidade. No entanto, em Maio o sector registou novas campanhas, nomeadamente, da Zap Tv Digital, Dstv SIC está na Dstv e Gotv final da Liga dos Campeões no pacote GotvPlus.
Detergentes e cosméticos:O sector de Detergentes e cosméticos está em crescente, pois para além dos tradicionais anunciantes, em Maio registou-se a entrada da OMO.
Porém, este sector foi dominado pela Vaseline com investimento de perto de 1.209 600,00 Mt.
Saúde: Entretanto,no sector da Saúde houve redução de investimento em publicidade em relação ao mês anterior que para além da tradicional campanha de nutrição, neste mês o Ministério da Saúde promoveu com ênfase o consumo de alimentos fortificados veiculados nos principais canais de media.
Educação: No sector da Educação também se registou a redução de gastos em publicidade de 5.954.399,00 Mt para 2.585.520,00 Mt, sendo o Instituto Superior Monitor o maior anunciante.
Transporte: O sector de Transporte caiu comparativamente com o mês anterior, mas a Cotur continua a ser o maior expositor publicitário.
Energia: Já o sector de Combustíveis e Energia registou a entrada de novos players, nomeadamente a Vale Moçambique, Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), FUNAC, Companhia Moçambicana de Gasoduto (CMG), ainda assim o sector é dominado pela Electricidade de Moçambique (EDM).
Tecnologia: O sector de Tecnologia foi dominado exclusivamente pela Moztech, maior feira de tecnologia de Moçambique, tendo incrementado os seus investimentos de 317.520,00 Mt para 544.320,00 Mt.
Imobiliária e mobiliária: Este sector caiu igualmente, de 258.176,00 MT e 24.8776,00 Mt com a saída da Construa,Lda.da corrida pela divulgação de produtos e serviços. Esta esfera é comandada pela HenanGuoji Imobiliária.
Vestuário: Finalmente, o sector de Vestuário é dominado exclusivamente pela Gringo.
Fonte: Karingana Marketing