Mmusi Maimane assaltado
Mmusi Maimane, um político sul-africano que entre 2014 e 2019 presidiu à Aliança Democrática (AD), o maior partido na oposição na África do Sul, foi assaltado esta quarta-feira (03Ago2022) quando se divertia num bar na Cidade do Cabo.
Actualmente, Maimane preside ao movimento One South Africa (OSA).
Mmusi Maimane estava entre os clientes que foram surpreendidos por três homens armados que irromperam no bar e obrigaram a todos a se deitarem no chão e evitar reagir.
“Foi uma experiência traumática”, descreu o político nascido no dia 06 de Junho de 1980, no conhecido e histórico bairro do SOWETO.
“Três homens armados entraram no bar e colocaram todo mundo no chão e foram de mesa em mesa a recolher os pertences das pessoas”, prosseguiu, que a dado momento brinco: “foi surreal e algo visto em filmes”.
O político disse que “a parte boa” do episódio é que ninguém ficou ferido, mas vinca que “foi um lembrete sobre os altos níveis de criminalidade no país e da necessidade de uma acção urgente para resolvê-lo”.
Com um histórico de violência extrema, a República da África do Sul tem sido sacudida por violentos ataques armados e episódios de violência diversa nos últimos tempos, com saldos fatídicos.
Em Julho, por exemplo, várias pessoas foram mortas, por desconhecidos, enquanto se divertiam em bares espalhados pela África do Sul.
O novo movimento liderado por Maimane diz pretender criar uma sociedade na qual todos os homens e mulheres, independentemente de raça e origem, vivam juntos pacificamente e prosperem, para além de trazer prosperidade económica à África do Sul e realizar o sonho de um país em paz consigo mesmo. Governo do povo, pelo povo, para o povo. “Somos um movimento activistas dirigido pela comunidade, procurando unir uma ampla coligação de sul-africanos que desejam ver mudanças na África do Sul”, diz o manifesto da One South Africa. (Mmusi Maimane assaltado)
Redactor
Clique o link e divirta-se!