Moçambique activa ofensiva diplomática

Moçambique activa ofensiva diplomática

O Governo de Moçambique activou uma ofensiva diplomática visando buscar solução para a actual crise política pós eleições de 9 de Outubro.

Fontes do jornal Redactor em Luanda disseram que o ministro do Interior e homem de confiança extrema de Filipe Jacinto Nyusi, actual presidente da República de Moçambique, Pascoal Pedro Joao Ronda, foi recebido na passada sexta-feira (15 de Novembro) em Luanda pelo presidente de Angola, João Manuel Goncalves Lourenço.

O encontro entre os dois políticos e militares não foi mediatizado tanto em Angola como em Moçambique.

Tratamento diferente teve o encontro, no mesmo dia, em Pretória, capital administrativa e política da África do Sul, Matamela Cyril Ramaphosa, presidente sul-africano e a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Ndlovu.

A media pública moçambicana noticiou repetidamente a deslocação de Verónica Macamo a África do Sul, frisando que a mesma se destinou a informar comdetalhes os contornos da crise pós-eleitoral em Moçambique.

Vale lembrar que Verónica Macamo reuniu no início deste Novembro com a comunidade diplomática de Maputo, pedindo apoio para o restabelecimento da estabilidade conturbada por manifestações sucessivas convocadas por Venâncio Mondlane, que recusa ter ficado em segundo lugar nas eleições de 09 de Outubro.

Mondlane diz que é o vencedor deste pleito.

Verónica Macamo destacou-se dentre as vozes que repudiaram a “interferência da comunidade internacional nos assuntos internos do país” aquando da crise que se seguiu às eleições autárquicas de 2023, cujos resultados também foram rejeitas pela oposição.

Aparentemente estará no âmbito dos esforços de neutralizar linhas de apoio que no passado dia 08 deste Novembro Filipe Jacinto Nyusi, o líder do partido Frelimo e Presidente da República de Moçambique se terá encontrado com o Apóstolo Luís Fole, chefe supremo da Igreja Divina Esperança, seita sedeada na Nigéria, com a qual Venâncio Mondlane possui ligações fortes.

Aliás, consta ainda que dois antes de Nyusi se encontrar com Fole, Venâncio Mondlane foi à Nigéria, onde se encontra o líder máximo da Igreja Divina Esperança.

Redactor

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *