Moçambique e Indonésia
Moçambique e Indonésia – Como ponto mais alto da celebração dos 30 anos da chancelaria diplomática entre Moçambique e Indonésia, foi esta quinta-feira lançada a Câmara de Comércio Moçambique – Indonésia, com objectivo de alavancar as relações comerciais entre os dois países.
Situado entre Ásia e Oceania, o Arquipélago da Indonésia é o quinto território mais povoado do mundo, com uma economia que regista um PIB de cerca de um trilhão de dólares norte-americanos, como fruto do proveito que este país tira da sua localização geo-estratégica e do seu capital humano.
Com projecção para ocupar a posição de quinta maior economia mundial é um atractivo para o empresariado moçambicano, que poderá ser potencial fornecedor de matéria prima para produtos Made in Indonésia, o que incentivou a criação da Câmara de Comércio entre as duas economias.
Para Fernando Bilale, Primeiro Presidente da Camâra Moçambique-Indonésia, é necessário que os empresários nacionais aproveitem a carteira de negócios da agremiação por forma a ampliar a escalabilidade dos seus negócios.
Para sustentar, Bilale, afirmou que, “actualmente, as trocas comercias ente os dois países são estimados em sessenta milhões de dólares anuais e com a Câmara, pretendemos atingir cerca de 600 milhões por ano, através dos sectores de Recursos Minerais, Energia, Telecomunicações, Comércio, Agricultura, Pescas, Imobiliária e Saúde”.
No seu discurso de ocasião, Herry Sudradjat, Embaixador da Indonésia em Moçambique, referiu que a Câmara de Comércio é uma oportunidade para empresários moçambicanos do sector primário entrarem para cadeia produtiva do seu país e que já existe um acordo comercial para taxas preferenciais na exportação entre ambos países.
Já o Embaixador de Moçambique na Indonésia, Belmiro Malate felicitou os promotores da criação da câmara, tendo sublinhado que “aparece num momento em que o nosso governo se multiplica em esforços para aprofundar e diversificar as relações económicas e comerciais com os países amigos, em especial no continente asiático, com vista a atrair cada vez mais investidores assim como capitalizar o mercado que elas oferecem”.
O evento de lançamento teve lugar num dos hotéis icónicos da cidade de Maputo e contou com a participação de empresários moçambicanos e indonésios, para além de representantes do governo.
A cerimónia foi caracterizada pela exposição do potencial económico e cultural da Indonésia que também é um destino turístico e que se evidencia pela sua biodiversidade. (Moçambique e Indonésia)
Redactor