Morrumbala atacada
Homens armados presumivelmente pertencentes à Renamo atacaram na madrugada desta sexta-feira a sede distrital de Morrumbala, sul da província central moçambicana da Zambézia.
Diversas fontes referiarm que a madrugada foi dramática em Morrumbala, com tiroteios e correrias dos residentes, depois da entrada dos atacantes em número não especificado.
Os mesmos informantes referiram que o Comando da Polícia, a Secretaria da Administração e a cadeia da sede distrital de Morrumbala foram alguns dos principais alvos dos atacantes.
Consta que na cadeia distrital os atacantes abriram os portões e os prisioneiros que o entenderam colocaram-se ao fresco.
Uma viatura da Polícia da República de Moçambique (PRM) que se encontrava no Comando Distrital foi incendiada, de acordo com as informações oriundas de Morrumbala.
O Centro de Saúde local também não escapou à sanha dos atacnates, conforme relatos inclusivamente confirmados pelo próprio administrador de Morrumbala, Pedro Sapanje.
Diversas regiões do centro de Moçambique e algumas regiões da província meridional de Inhambane têm sido atingidas por episódios de confrontos opondo elementos do braço armado da Renamo e as Forças de Defesa e Segurança (FDS), além de denúncias mútuas de raptos e assassínios de dirigentes políticos das duas partes.
O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi tem feito apelos sucessivos à paragem dos ataques da Renamo, mas Afonso Macacho Marceta Dhlakama condiciona um cessar-fogo à interrupção de alegadas investidas das FDS na Gorongosa, onde se presume esteja escondido.