Ngoma Moçambique 2016
Efectivamente, o conceituado guitarrista Jimmy Dludlu sagrou-se, esta sexta-feira, vencedor do prémio “Melhor Canção”, com a música “Ha deva” (estamos em dívida) na Finalíssima do Ngoma Moçambique Edição 2016.
Nesta trigésima edição do Ngoma Moçambique, Mr Bow, com “Nitafa nawena” (eternamente juntos), arrebatou o prémio “Canção Popular”.
Literalmente, este ano Mr Bow apenas mudou de posição. Cedeu o lugar de vencedor de Melhor Canção” ao guitarrista Jimmy Dludlu, indo ocupar o número dois da lista classificativa desta edição (“Canção Popular”), em 2015 ocupado por Aniano Tamele.
O Prémio da Canção mais votada, “Ma ouve dizer”, coube a Anibalzinho. Deltino Guerreiro arrebatou o prémio “Melhor Voz Masculina” com a composição “Eparaka”. “Melhor Voz Feminina” Filo com a canção “Se ndza famba.”
Prémio Carreia (pelos mais de vinte e cinco anos de carreira ininterrupta), coube ao conceituado músico Xidimunguana com a música “Dlawanine”. Cambezo com “Dineenda Kupi”, venceu o prémio Revelação Masculina.
O prémio Revelação Feminina Tânia Kim com a música “ Khale ka wa tolo”. Na trigésima edição do Ngoma Moçambique foram premiadas as doze mais votadas de um universo de setenta músicas que concorreram durante o ano.
Ngoma Moçambique é a “parada de sucessos” moçambicana. Nesta temporada sufragou um total de 60 composições.
Os prémios desta competição vão desde brindes diversos até valores monetários.
A competição é organizada e promovida pela Rádio Moçambique, o canal público de radidifusão, com o apoio e patrocíncio de diversas entidades e empresas.
A receita de bilheteria arrecadada na gala deste ano, que teve lugar esta sexta-feira no Centro Cultural Universitário da Univaresidade Eduardo Mondlane, na cidade de Maputo, será canalizada para mitigar o sofrimento dos familiares e sobreviventes das vítimas de explosão de um camião cxisterna em Tete na passada quinta-feira e que até este sábado tinha um saldo oficial de 67 óbitos e perto de cente de feridos.
Redaccão