Ataque frustrado
As Forças de Defesa e Segurança (FDS) de Moçambique frustraram uma tentativa de assalto à sede do distrito de Nhamatanda, às portas da cidade da Beira, na província central de Sofala.
Esta informação foi veiculada este sábado pela oficiosa Agência de Informação de Moçambique (AIM), que por sua vez cita a pública Rádio Moçambique (RM), segundo a qual a incursão ocorreu na noite da quinta-feira passada.
Segundo aquelas fontes, o intuito dos atacantes, alegadamente elementos do braço armado do partido Renamo, era atacar o Camando Distrital da Polícia da República de Moçambique.
“Na resposta à tentativa de ataque, as forças de segurança detiveram um elemento do grupo de quatro, por sinal um major, ora sob custódia policial e os restantes saíram em debandada para local ainda desconhecido”, escreve a AIM.
O administrador distrital de Nhamatanda, Boavida Manuel, disse que o êxito das FDS se deveu à atempadfa denúncia por populares de movimentações de homens estranhos à localidade, incluindo os povoados vizinhos de Nhancoca e Mbebedo.
“Aqui na vila de Nhamatanda, tivemos conhecimento de que homens armados da Renamo se estavam a aproximar da vila com o intuito de assaltar o comando distrital, mas as nossas forças em prontidão conseguiram repelir os que estavam adiantados”, explicou Manuel, citado pela Rádio de Moçambique (RM), emissora pública.
Segundo o administrador, a vida docorre normalmente não obstante o clima de receio que se instalou no seio da população.