Nhongo

Nhongo – Informações avulsas e ainda por confirmar indicam que o general Mariano Nhongo e seus mais próximos seguidores pertencem à “linha dura” da esfera militar da Resistencia Nacional Moçambicana (RENAMO).

Consta que Nhongo e outros à sua volta são dos poucos muito confidentes do falecido presidente da RENAMO, Afonso Dhlakama.

Mesmo carecendo de confirmação, consta ainda que é Nhongo e outros que hoje estão em seu redor que sempre tentaram “persuadir” Dhlakama a não “vergar” perante o Governo do partido FRELIMO, sempre que a RENAMO ganhava terreno militar e as autoridades de Maputo apelavam ao diálogo.

Consta que é o grupo Nhongo que sempre disse ao Dhlakama que estava a ser “enganado e entretido” pelo Governo do partido Frelimo, com os sucessivos acordos, e que “mais tarde ou mais cedo morreria no mato”.

Ora, a ser isto verdade, e com Dhlakama morto, é fácil de imaginar o que poderá acontecer caso, por qualquer eventualidade, se desencadeiem hostilidades castrenses entre forças do Governo e a Junta Militar composta pelos supostos “extremistas militares” que nada têm a perder.

Comentários jocosos e levianos sobre pessoas desesperadas e armadas podem ter efeitos gravíssimos para muitos que nada têm a ver com os contendores político/militares em presença.

Não sou especialista em nada, mas pela experiência da vida sempre disse, neste espaço, que parecia haver muita precipitação na forma como se busca(va) a paz por todos desejada, sempre inspirado na velha máxima segundo a qual “correr não é chegar” e de que a “pressa é inimiga da perfeição”.

Se alguém um dia achou Dhlakama um ou o pior dos moçambicanos, talvez futuramente essa mesma pessoa vai ter saudades da forma de ser e estar do primogénito do régulo de Mangunde.

Mariano Nhongo já faz parte da História de Moçambique.

Oxalá Nhongo seja melhor que Dhlakama na mesa do diálogo, mas duvido.

Gostaria de estar equivocado quanto à reserva expressa no parágrafo anterior.

REFINALDO CHILENGUE

 Este artigo foi publicado em primeira-mão na versão PDF do jornal Correio da manhã, na sua edição de 23 de Agosto de 2019, na rubrica semanal TIKU 15!

Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Correio da manhã favor ligar para 21 305323 ou 21305326 ou 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz

Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais.

Gratos pela preferência

 

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *