“No Semáforo” assinala Dia Mundial da Língua Portuguesa

“No Semáforo” é o título do documentário a ser apresentado esta segunda-feira, 6 de Maio, às 18h00 no Camões – Centro Cultural Português em Maputo.

Do realizador e jornalista Miguel Bretiano, o enredo descreve o sonho do jovem Nelson que é aprender a ler, contudo o seu ponto de trabalho é junto de um semáforo em Maputo onde vende produtos de automóvel a quem por ali passa.

Neste ponto de paragem, “Semáforo”, todas as semanas uma professora voluntária junta-se a ele e a todos os outros como ele para os ensinar. É na esperança de aprender que o Nelson não falha uma aula. É com esperança de dias melhores que o Nelson vive.

Segundo o realizador, a ideia de produzir o documentário nasceu numa conversa com uma amiga, Silva Leite, em Maputo em Outubro de 2022, aquando de uma missão de trabalho (cobertura jornalística) integrado na comitiva do primeiro-ministro português.

Hoje com produto final realizado envolvendo parte de equipa moçambicana e portuguesa, Miguel afirma que o principal objecto é transmitir poeticamente o sonho do jovem vendedor informal, em saber ler e escrever para ser pastor na igreja em que é crente.

A persistência e a vontade da professora Catarina com o seu projecto de aulas ao ar livre (semáforo) ajudando os jovens a saber ler e escrever também são destaque no documentário.

A exibição do documentário “O Semáforo” (20 minutos), nesta segunda-feira, 6 de Maio, será acompanhada por uma conversa, aberta ao público, com o realizador Miguel Bretiano, a professora Catarina Sive e o aluno Nelson Ubisse, protagonistas deste documentário dedicado ao ensino da leitura em língua portuguesa.

Miguel Bretiano, 51 anos, nasceu em Moçambique. Trabalha na TVI desde 1993 e também na CNN Portugal, como repórter de imagem/jornalista.

O documentário é a sua paixão, sendo este “No Semáforo” o seu terceiro projecto na área. Ele considera Moçambique o seu coração, e este projecto é o primeiro de outros que espera vir a concretizar no país.

MULENGANDARE NDINE

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *