Nyusi contra “esquemas, arranjos e interesses” face à tensão pós-eleitoral
O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, afastou hoje uma eventual mediação estrangeira para ultrapassar a tensão pós-eleitoral no país, defendendo um diálogo e soluções locais sem “esquemas, arranjos e interesses”.
“Acreditamos na nossa capacidade, porque quando o assunto é tratado por nós mesmos é um assunto que nos permite uma solução sem esquemas, sem arranjos, sem interesses (…) Não há pessoas pequenas, não há partidos pequenos, Moçambique é de todos e temos que estar em condições de carregar todas as sensibilidades”, declarou Filipe Nyusi, durante a recepção das lideranças dos partidos políticos.
A reuniao foi ainda aberta ao líder do extraparlamentar partido Nova Democracia (ND), Salomão Muchanga.
Em causa está o caos provocado pelas manifestações contra os resultados eleitorais, protestos convocados pelo candidato presidencial Venâncio António Bila Mondlane, que rejeita os resultados proclamados pelo Conselho Constitucional (CC), dando vitória ao partido Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), no poder, nas legislativas, e ao candidato que o apoia, Daniel Francisco Chapo, nas presidenciais.
Nyusi reuniu-se com o líder da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), Ossufo Momade, presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) Lutero Simango, secretário-geral da Frelimo, Daniel Chapo, presidente do Partido Optimista para o Desenvolvimento de Moçambique (Podemos), Albino Forquilha.
“As soluções para Moçambique só podem ser encontradas por nós moçambicanos. Podemos ter aqueles que vão nos facilitar, podem apoiar-nos, como já tivemos casos anteriores que nos assistiram, mas as soluções mais complexas, que duraram anos e anos, foram encontradas por nós mesmo, moçambicanos”, disse o chefe do Estado, insistindo que o diálogo é o caminho.
“Se nós quisermos a forma de exclusão não vamos conseguir resolver os problemas, quando há problemas e, quando somos todos nós, saímos mais triunfantes”, acrescentou Nyusi.
Redactor