Nyusi é lunático?

Lunático – Com elevada expectativa envolta para os sectores que se interessam pela vida pública e política nacional, ficamos a saber que o “Estado da Nação” depois de “FIRME” em 2016, em 2017 passou a “Encorajador e Desafiante”.

Essas são as leituras do nosso mais alto magistrado da nação, o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, cujos primeiros dois anos e meio da sua governação, ele mesmo a avaliou com as devidas reticências…sem aparente gozo a mistura!

Para não variar, a bancada do partido que ele (agora) dirige, a Frelimo, aplaudiu. É a mesma bancada ludibriada pelo seu antecessor, que mandando as ´favas´ a Constituição da República, para contração de dívidas ilegais, em nome da defesa da soberania, encalhou a pátria.

Porque não há bela sem senão, os sectores próximos dos “apóstolos da desgraça”, acabariam por expor pelas redes socias, na tal “fábrica de sonhos inalcançávéis”, uma alegada complacência do nosso líder (uma assinatura enquanto ministro da Defesa), nos empréstimos que tem deixado mentes sãs e equilibradas em estado de estupefação total!!!

O nosso presidente que no acto da sua entronização se afirmou empregado de todos nós, por não ser incauto e ter sido par de Manuel Chang deve procurar saber que “maior pecado” daquele é esse que norteou a criação da EMATUM, Proíndicus e MAM sem que para tal os moçambicanos na sua maioria absoluta não foram consultados e nem avisados.

Só uma auditoria mandada fazer pelo PR poderá nos esclarecer se os custos daqueles barcos, que apodrecem à luz do dia ali nas instalações do porto de Maputo é real ou imaginário e nos deixará em estágio “Encorajador e Desafiante”.

É essa auditoria que poderá dissipar o fantasma de que as figuras que estiveram à testa desses empréstimos, amealharam comissões chorudas e se tornaram milionárias.

É essa auditoria que poderá limpar os nomes de Armando Emilio Guebuza, Manuel Chang e Filipe Nyusi, indivíduos tidos como suspeitos aos olhos de alguma opinião pública .

É a mesma auditoria que nos mostrará que o PR não está no mundo da lua…

Com todos estes cenários e já que perguntar não ofende: O Presidente Filipe Nyusi é lunático?

LUÍS NHACHOTE

Não fosse a interrupção natalina da edição da versão PDF do jornal Correio da manhã, este artigo sairia em primeira mão neste meio, esta quinta-feira, na rubrica semanal denominada DO LADO DA EVIDÊNCIA

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *