Nyusi “presidente perfeito”
Jenet Mondlane, viúva de Eduardo Chivambo Mondlane, considera que o actual chefe de Estado, Filipe Jacinto Nyusi, “é o presidente perfeito” que Moçambique jamais teve.
Nyeleti Mondlane foi assim citada por uma das filhas, Nyeleti Brooke Mondlane a afirmar que essa era a avaliação da família do homem que a história oficial de Moçambique diz que foi o arquitecto da unidade nacional das forças que no início da década de sessenta do século passado emergiram para combater o colonialismo português nesta que é hoje também chamada “Pérola do Índico”.
O comentário de Janet Mondlane foi feito no dia 03 deste Fevereiro durante a visita que Filipe Nyusi efectuou à residência da viúva de Eduardo Chivambo Mondlane.
Refira-se que Nyeleti Mondlane ascendeu ao Governo de Moçambique no consulado de Filipe Nyusi, primeiro como, vice-ministra dos Negócios estrangeiros e em seguida (Novembro de 2017) como ministra da Juventude e Desportos.
Antes de Filipe Nyusi Moçambique já teve como presidentes da República Samora Moisés Machel, Joaquim Alberto Chissano e Armando Emílio Guebuza.
Redacção