Nyusi/Marcelo: encontro
Nyusi quer se encontrar – O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, está interessado em se encontrar “no decurso do presente ano de 2021” com o presidente reeleito de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.
Este desejo vem expresso na mensagem de felicitações do estadista moçambicano ao homólogo luso, na sequência da “vitória confortável” obtida pelo político português nas eleições presidenciais realizadas em Portugal neste domingo (24Jan2021).
Na perspectiva de Nyusi, o referido encontro – não sugere se a decorrer em Moçambique ou em Portugal – aconteceria no “âmbito das nossas tradicionais cimeiras bilaterais”, basicamente para tratar dos “mecanismos de reforço e diversificação das nossas relações bilaterais, alicerçadas nas profundas raízes culturais e históricas que nos unem”.
Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito Presidente da República, com mais de 60% dos votos num pleito sem alaridos que geralmente caracterizam os sufrágios que ocorrem em África.
Para a décima eleição do Presidente da República, desde a instauração da democracia em 25 de Abril de 1974, estavam inscritos 10.865.010 eleitores, mais 1.208.536 do que no sufrágio anterior, em 2016.
Foram sete os candidatos ao Palácio de Belém: Além do actual incumbente e recandidato, Marcelo Rebelo de Sousa, apoiado pelo PSD e CDS-PP, Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, João Ferreira (PCP e PEV) e antiga eurodeputada do PS Ana Gomes (PAN e Livre), esta última que ficou em segundo lugar na votação. ( Nyusi quer se encontrar)
Redactor