O poder da versatilidade no sector criativo
Para os aspirantes a criativos, há muito a ganhar com a construção de uma vasta gama de competências e experiências. Tal pode preparar a sua carreira para o futuro e tornar o seu tempo na indústria mais produtivo e gratificante.
Como jovem que imagina uma carreira futura, é comum ter a visão de um emprego de sonho único e específico. A realidade, porém, é que normalmente desempenhamos diversas funções ao longo da nossa carreira e todas essas funções fazem parte do nosso crescimento profissional.
Uma abordagem útil para o desenvolvimento de carreira é, portanto, desenvolver uma série de competências para o sector escolhido. Isto é especialmente verdade no caso do sector criativo, que é altamente colaborativo e requer a utilização de inúmeras capacidades como parte de uma equipa.
“Muitos aspirantes a criativos sonham em tornar-se realizadores de cinema,” explica Christopher Puta, Director da MultiChoice Talent Factor (MTF) Academy Southern Africa. “Mas se falar com muitos realizadores de cinema de sucesso, costumam dizer que aprenderam a arte da realização depois de trabalharem em diferentes funções na indústria criativa.”
Visão holística
Um realizador de cinema necessita de ter uma compreensão clara de todos os aspectos da produção cinematográfica, desde a representação, iluminação, música e edição. Isto significa que, para os aspirantes a realizadores, o melhor percurso de carreira poderia ser aprender o máximo possível de competências de produção de TV e cinema.
Puta diz que, como o cinema é um campo multidisciplinar, o curso de formação MTF também ensina uma vasta gama de competências, incluindo fotografia, edição, produção de áudio, bem como narração de histórias.
A MTF oferece aos alunos competências de empreendedorismo, bem como oportunidades de networking no sector. Os alunos interagem com os líderes da indústria durante o curso e, após a sua graduação, muitos antigos alunos lançam as suas próprias produtoras, trabalhando para plataformas industriais estabelecidas, como a Showmax e a Zambezi Magic.
“Desde que lançámos a MTF, o conjunto de profissionais bem formados ao dispor das produtoras e das estações de TV cresceu significativamente”, afirma Puta. “Enriqueceu a nossa indústria, elevou os padrões e produziu uma nova geração de profissionais de media multiqualificados e talentosos.”
Para além dos cursos de formação formais oferecidos pela MTF Academy, a MTF também oferece masterclasses e estágios, bem como o Portal MTF, uma plataforma para partilhar oportunidades de colaboração e emprego.
A formação em diversas disciplinas não só proporciona aos criativos um conjunto de competências mais completo, como também cria resiliência profissional. Um profissional cinematográfico versátil tem mais oportunidades de emprego, o que é fundamental num sector onde o trabalho é frequentemente freelancer e episódico.
Mas os criativos fariam bem em ter uma visão ainda mais ampla da indústria em que trabalham. As mesmas competências que podem ser aplicadas na produção de uma série de televisão podem também ser úteis no mundo da publicidade, nos meios de comunicação online ou nas comunicações corporativas. Isto torna o trabalho mais rico e interessante e impulsiona o desenvolvimento de toda a indústria criativa.
“Depois de se qualificar em produção de cinema, televisão e media, terá as competências necessárias para entrar em vários outros sectores”, afirma Puta. “As redes sociais requerem competências de produção de TV e filmes. O mesmo acontece com a comunicação corporativas, o marketing e as relações-públicas. Depois de ter estas competências, também poderá fazer polinização cruzada nestes campos!”
Esta necessidade de competências diversas no sector criativo é adequada. Afinal, é disso que trata a arte criativa: polinizar ideias de um lugar para outro e combinar pensamentos de formas novas e excitantes.
Os jovens profissionais que abordam as suas carreiras com este espírito, como uma espécie de trabalho multifacetado e criativo, podem muito bem produzir a mais preciosa das conquistas: uma vida bem vivida.
Para saber mais sobre a MultiChoice Talent Factory, clique aqui. Os aspirantes a cineastas podem candidatar-se aqui para o ano lectivo de 2025.
Multichoice