O povo votou
As eleições de 2014, tal como as expectativas estavam, responderam todas as hipóteses. Viabilizaram todas as vias e os caminhos foram percorridos em cima do que estava previsto. O povo votou.
A democracia vincou e a decisão foi tomada. O casamento rompeu, a Frelimo com o povo e a aliança foi jogada no alto mar. As eleições apenas foram confirmar a vontade soberana. Ainda que os resultados sejam fabricados, o povo votou!
Fiquei arrepiado quando vi uma criança de 11 anos a dizer: “titio, por que a Frelimo teima em governar se o povo não a quer?” Não consegui dar resposta e ainda disse: “não pode deixar para o titio Venâncio que conversou conosco?” Ainda mais, o meu coração apertou-me. Apenas eu disse: o povo votou!
Daqui para diante, a única coisa que a Frelimo deve fazer é apenas entregar o poder ao povo, entrar na oposição e lutar para reconquistar a sua esposa chamada povo. A política não se faz com as armas, é preciso fecundar no campo do argumento e de ideias. De tanta maldade perpetrada, o que a frelimo esperaria? Uma sanção, claro! E o povo a sancionou.
Uma coisa é e que fique claro: este povo não é aquele de 1920, o aparecimento das redes sociais abriram as mentes e revolucionaram as ideias dando maior autonomia na tomada de decisões. Não é mais o político que decide, mas o povo que dá a agenda e escolhe a quem acha fazer parte dos seus problemas.
Portanto, para o bem da nação e das gerações vindouras, a Frelimo deve aceitar os resultados, reconhecer a derrota e passar para a oposição. Deve lutar para que a nação seja feita e reconstruida juntos. É preciso que se perdoe todos os os crimes cometidos outrora e que se veja no desenvolvimento do país como agenda prioritária.
A não aceitação dos resultados ou possível adulteração, o povo deve tomar o poder. “Nenhum tirano nos pode escravizar”. O povo votou!
JÚNIOR RAFAEL OPUHA KHONLEKELA
Este artigo foi publicado em primeira mão na edição em PDF do jornal Redactor do dia 08 de Outubro de 2024.
Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Redactorfavor ligar para 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz
Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com.
Pode, também, seguir o Jornal Redactor no facebook