Operação Shanhela com um rescaldo de 109.540 suspeitos

Operação Shanhela, código de uma ofensiva de larga escala desencadeada pela polícia sul-africana (ver versão PDF do Jornal Redactor desta quarta-feira – N° 6638, pág. 4) já resultou na detenção de 109.540 suspeitos, de acordo com o Comissário Nacional do Serviço de Polícia Sul-Africano (SAPS), General Fannie Masemola.

O graduado da SAPS não mencionou as nacionalidades dos detidos, mas frisou que as Operações de Alta Densidade a nível nacional prosseguem.

Conforme Masemola, “o sucesso da Operação Shanhela assenta numa abordagem multidisciplinar e integrada da luta contra a criminalidade, em colaboração com vários departamentos governamentais e organismos responsáveis pela aplicação da lei, tais como as polícias locais, metropolitanas e de trânsito”.

O oficial frisou que o foco destas operações inclui bloqueios regulares de estradas, localização de suspeitos procurados, buscas em instalações, cordões e buscas em albergues problemáticos, instalações de venda de bebidas alcoólicas não licenciadas, inspecções de conformidade em pontos de venda de bebidas alcoólicas licenciadas, comerciantes de bens em segunda mão, sucateiros, empresas informais como lojas de spaza para garantir a conformidade com a legislação laboral e visitas de conformidade em minas e zonas agrícolas.

Fannie Masemola disse que só na última semana – 14 a 20 de Agosto de 2023 -, foram detidos 9.656 suspeitos por vários crimes.

Desde 08 de Maio até à data, foram recuperadas 1.550 armas de fogo ilegais e não licenciadas.

A fonte da SAPS detalhou os resultados da operação nos seguintes termos, até à data:

– Foram recuperados 744 veículos roubados ou desviados

– 129.499 quilogramas de cabos de cobre foram recuperados

– 374.138 artigos de contrafação foram recuperados

Na componente das detenções:

– Foram detidos 13.603 suspeitos procurados por homicídio, violação e outros crimes

– 10.645 imigrantes ilegais foram detidos por se encontrarem ilegalmente no país

-1.512 suspeitos foram detidos por homicídio

– 1.090 por tentativa de homicídio

1.694 suspeitos foram detidos por violação

– 4.129 suspeitos foram detidos por tráfico de droga

– 8.051 suspeitos foram detidos por posse de droga

– 433 sequestradores de automóveis foram detidos

“Estamos a registar progressos louváveis na luta contra o crime, o número de pessoas detidas durante este período dá-nos esperança de que este é um passo na direção certa”, vangloriou-se o general Fannie Masemola.

Ele acrescentou ainda que a corporação está a trabalhar em estreita colaboração com todas as partes interessadas na luta contra o crime para o sucesso deste esforço.

Redactor

https://rb.gy/3w9z6

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *