Os Estádios de Qatar. São, no total, oito

Os Estádios de Qatar – Mais de 30 mil emigrantes vieram para construir as infra-estruturas e estádios em Qatar. A maioria da Índia, Paquistão, Bangladesh, Sri Lanka e Nepal. Com excepção de um e outro, todos os estádios de futebol no Qatar, foram construídos da base. Para além da controvérsia criada à volta disto, a verdade é que eles estão prontos para a esperada festa do mundial. Todos eles foram bem concepcionados de acordo com a cultura e tradição do povo “qatari”.

Os oito estádios que servirão de “banquete” para este mundial, estão divididos, pelas cinco cidades do país, numa distância circunvizinha de aproximadamente 60 km. A capacidade da maioria destes estádios é de 40 mil espectadores, salvo dois estádios, o da inauguração e o da final, que terão 80 mil espectadores, respectivamente.

Os arquitectos e engenheiros trabalharam em conjunto desde o início do processo, foram desenvolvidas uma série de tecnologias de ponta, para colmatar as elevadas temperaturas, acondicionando o ar nos estádios, campos de treinos e área de adeptos. Uma obra científica!

Portanto, “hayya” dar uma vista de olhos a estes estádios:

1 – Estádio Al-Bayt, será o estádio da inauguração, localizado na cidade de Al-Khor, famosa pelo mergulho de pesca de pergolas. É uma réplica de Bayt Al Sha’ar, umas tendas historicamente usadas pelos povos nómadas da região.

2 – Estádio Al-janoub, localizado na cidade de Al-Wakrah, projectada em homenagem aos “Dhow”, barcos de pesca de pérolas, símbolo icónico da região.

3 – Estádio Ahmad Bin Ali, localizado à beira do deserto, Al-Rayan. Projectado para reflectir o deserto e a beleza da cultura que o rodeia.

4 – Estádio Al-Thumams, localizado na cidade capital de Doha, inspirado no “ghoutra”, traje tradicional árabe.

5 – Estádio Education City, localizado num espaço verdejante, o “design” ultra-moderno combina com a arquitetura islâmica tradicional. Na parte de fora, os triângulos criam padrões geométricos complexos semelhantes a diamantes que brilham à medida que o sol se move. À noite, um show de luzes digitais, ilumina a fachada. “Cintilante

6 – Estádio Khalifa, este é o principal estádio construído em 1976 de Doha. Foram apenas adicionados dois arcos duplos, o que representa a continuidade e o abraço aos adeptos.

Estádio Khalifa

7 – Estádio Ras Abu Aboud ou estádio 974, localizado ao longo da margem do Golfo, construído com 974 contentores, que será totalmente desmontado após o final.

8 – Estádio Lusail, localizado em Doha, e será o palco da grande final do mundial. Foi projectado a pensar nas quatro formas geométricas decorativas das lanternas artesanais, encontradas em todos os países islâmicos.

No final do campeonato do mundo, a maioria dos estádios será reduzido das capacidades actuais para metade, visto que Qatar não tem influência no futebol, aproveitando estes espaços para fins públicos, comunitários, escolas, lojas, cafés, ginásios, pavilhões e clinicas de saúde.

Portanto, um aproveitamento de 90% de espaços e do material que se possa ainda ser útil para alguma coisa.

O Qatar também pensou em oferecer alguns destes “resíduos” às federações de alguns países pobres de futebol, e, nisso, espero que o meu amigo Feizal Sidat, Presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), se chegue à frente e, consiga alguma coisa prestável destas sobras, que nos possam ser úteis. Quem sabe, se os pedaços da relva produzidos cientificamente, não seriam uma boa solução para o nosso “elefante branco”, que outrora foi o palco de grandes acontecimentos, entre os quais o jogo da inauguração, Portugal-Brasil, que se chama, o Estádio da MACHAVA, inaugurado a 30.06.1968 e ainda se chamava Estádio Salazar!

A oportunidade faz o ladrão, como diz o outro…

FAHED SACOOR (de Londres)

Este artigo foi publicado em primeira-mão na versão PDF do jornal Redactor, na sua edição de 5de Novembro de 2022, na rubrica de opinião.

Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Redactorfavor ligar para 21 305323 ou 21305326 ou 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz 

Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com.

Gratos pela preferência

Clique o link, deslize o dedo da direita à esquerda ou clique o comando de “Avanço” no lado direito

https://bit.ly/3zwuAZU

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *