Os planos da Rússia enquanto presidente do BRICS
A Rússia está a planear realizar cerca de 200 eventos sob sua presidência do BRICS – um agrupamento de cinco países de mercado emergente criado em 16 de Junho de 2009, quando assumir a presidência do grupo em 2024.
Os planos de Moscovo quando estiver na presidência do grupo composto pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul inclui a realização de dez reuniões de nível ministerial, de acordo com o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei
Lavrov.
O chefe da diplomacia russa fez esta revelação esta quarta-feira (13), durante a reunião no Conselho da Federação da Rússia.
“Promoveremos a integração suave de novos participantes nas estruturas de trabalho do Brasil, Rússia, Índia, China e South Africa (BRICS) e esperamos chegar à cimeira de Kazan, em Outubro, com um sólido conjunto de decisões nos campos político, de segurança, financeiro, económico, cultural e humanitário”, disse o ministro russo.
Os ministros das Relações Exteriores dos países do BRICS vão reunir-se no próximo
Verão (do Hemisfério Norte) na cidade russa de Nizhny Novgorod, segundo Lavrov, que ressaltou que o grupo de países do Sul Global é um dos pilares da emergente ordem mundial multipolar.
Além disso, Lavrov enfatizou que a Rússia, como presidente do BRICS, planeia “fortalecer o multilateralismo, para alcançar um desenvolvimento global justo e segurança”.
A XVI cimeira do BRICS será realizada, em Outubro de 2024, na cidade russa de Kazan.
Argentina, Egipto, Etiópia, Arábia Saudita, Irão e Emirados Árabes Unidos são convidados a integrar o grupo a partir de 2024.
Redactor