Pacheco chefia diplomacia
Driblando quase toda a barreira de prognósticos avançada pela rede de analistas nacionais e não só, o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, nomeou José Condugua António Pacheco para o cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.
Através de despachos presidenciais separados, Filipe Nyusi nomeou ainda Ernesto Max Elias Tonela para o cargo de ministro dos Recursos Minerais e Energia; e Higino Francisco Marrule para o cargo de ministro da Agricultura e Segurança Alimentar.
Continua por preencher a vacatura aberta no Ministério da Indústria e Comércio, aberta com a saída de Tonela.
Sem justificação pública – não é obrigado a tal – o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi mandou publicar na noite de terça-feira despachos dando conta da exoneração de quatro ministros, incluindo o chefe da diplomacia, Oldemiro Baloi, que ocupava a pasta desde 2008.
Foram ao todo afastados do executivo os seguintes elementos: Oldemiro Baloi, ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, Ernesto Tonela, ministro da Indústria e Comércio, e Letícia Klemens, ministra dos Recursos Minerais e Energia.
Redacção