Papa já em Madagascar
Papa Francisco já está em Antananarivo (capital de Madagascar), a segunda etapa de sua viagem apostólica na África, depois de ter visitado Moçambique entre os dias 04 e seis deste Setembro.
O Santo Padre viajou no avião da empresa LAM (Linhas Aéreas de Moçambique) de Maputo para a capital de Madagascar por quase três horas pelos 1.725 quilômetros.
À chegada em Antananarivo o Papa foi recebido no aeroporto da capital malgaxe pelo presidente da República e sua esposa, duas crianças vestidas com trajes tradicionais e pelos bispos de Madagascar.
A cerimónia de boas-vindas foi realizada no próprio aeroporto com a guarda de honra e um grande coral que entoou canções tradicionais de boas-vindas.
Esta é a quarta viagem que o Papa Francisco faz à África e, depois de Moçambique e Madagascar, também fará uma breve visita as Ilhas Maurícias.
Estadia em Moçambique
Durante sua estadia em Moçambique, Papa Francisco teve uma agenda sobrecarregada, caracterizada por encontros com as autoridades civis, uma reunião inter-religiosa com jovens, um culto com fiéis da Igreja Católica na Catedral e antes de deixar Maputo celebrou uma missa no estádio de Zimpeto.
O Pontífice também se reuniu na Nunciatura Apostólica com fiéis da Diocese de Xai-Xai afectada por cheias diluvianas em 2000, entre outros eventos.
Adicionalmente o Papa Francisco visitou o Centro Mateus 25, que recebe pessoas da rua e, em 6 de Setembro, antes de celebrar a Santa Missa no estádio de Zimpeto, o Papa Francisco visitou o centro médico Dream da Comunidade de Sant’Egídio, onde abençoou pessoas doentes com HIV/SIDA.
Agenda em Madagascar
Após a cerimônia de boas-vindas no aeroporto hoje, no sábado, 7 de Setembro, o Santo Padre fará uma visita de cortesia ao presidente no Palácio de Iavoloha e, ao finalizar, terá uma reunião com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático no Palácio de cerimônias (“Ceremony Building”), onde pronunciará um discurso.
Posteriormente, o Papa irá a um mosteiro das Carmelitas descalças e rezará a hora média com elas. Após o almoço na Nunciatura, o Santo Padre irá à Catedral de Andohalo para se encontrar com os bispos de Madagascar.
Ao que apuramos, a finalizar a jornada o Santo padre rezará no túmulo da beata Victoire Rasoamanarivo e, à tarde, fará uma vigília com jovens no campo diocesano de Soamandrakizay.
No domingo, 8 de Setembro, o Papa Francisco celebrará a Santa Missa no campo diocesano de Soamandrakizay, almoçará com a comitiva papal na Nunciatura e à tarde visitará a cidade da amizade de Akamasoa.
Mais tarde, presidirá uma oração com os trabalhadores em Mahatzana e se encontrará com os sacerdotes, religiosos, religiosas, consagrados e seminaristas no Collège Saint Michel.
No dia seguinte, segunda-feira, 9 de Setembro, viajará para Maurício durante o dia e, na terça-feira, 10 de Setembro, voará de Madagascar para a Itália.
A previsão é que o Sumo Pontífice desembarque no aeroporto de Roma Ciampino às 19h00 locais, para voltar depois ao Vaticano.
Redacção