Paulo Oliveira acelera rumo à conquista de medalha
Paulo Oliveira, piloto moçambicano, continua a registar uma prestação assinalável na maior e mais prestigiada prova do desporto motorizado, o Rally Dakar, que decorre na Arábia Saudita, desde o passado dia 31 de Dezembro.
Depois dos percalços registados nas primeiras seis (6) etapas da prova, a dupla Paulo Oliveira e Miguel Alberty (co-piloto) continua a ganhar terreno sobre os principais concorrentes, tendo, este fim-de-semana, alcançado a 26ª posição da sua classe, o que a coloca na rota da conquista da primeira medalha para o país.
A dupla teve um desempenho irrepreensível nas últimas duas etapas (sétima e oitava), que decorreram ao longo do fim-de-semana. A prestação teve o condão de marcar a posição da dupla, que neste momento figura entre os cem primeiros na classificação geral.
“Não tivemos nenhum percalço, ficámos a gerir e a poupar o material. Passámos por vários carros acidentados. Foi uma pista muito divertida, com dunas, muito rápida e a parte final foi muito aberta”, disse Oliveira.
Paulo Oliveira e Miguel Alberty participam na prova de todo-o-terreno ao volante de um carro SSV (Side by Side Vehicle), o qual, até ao momento, tem estado à altura das exigências das terras sauditas.
O Rally Dakar 2023 – na sua 45ª edição –, que termina a 15 de Janeiro corrente em Dammam, depois de ter iniciado em Jeddah, a 31 de Dezembro, é constituída pelo prólogo e 14 etapas, num percurso total de 8.549 km, dos quais 4.706 km cronometrados.
Paulo Oliveira é o primeiro piloto moçambicano a participar no Rally Dakar, bem como a representar o país no Campeonato do Mundo de Bajas todo-o-terreno, em 2021, onde alcançou a 3ª posição da sua classe.
Redactor