Pedro Carvalho: Absa
Pedro Carvalho é o nome escolhido para suceder a Rui Barros na capacidade de Administrador Delegado do Absa Bank Moçambique, com efeitos a partir de 1 de Setembro deste 2022.
Uma nota do Absa Bank Moçambique entregue ao jornal Redactor em Maputo esta quinta-feira diz a dado passo que Pedro Carvalho, até agora Director Executivo de Banca de Retalho e Negócios na mesma instituição financeira, é “o candidato ideal para substituir Rui Barros”.
A fonte refere que pesou para a opção em Carvalho para as novas funções “a sua larga experiência na Indústria Bancária Internacional, bem como o forte conhecimento do mercado Moçambicano”.
Rui Barros estava no cargo de Administrador Delegado do Absa Bank Moçambique desde 2014.
Comentando sobre a figura de Pedro Carvalho, Luísa Dias Diogo, a Presidente do Conselho de Administração do Absa Bank Moçambique, destacou a experiência deste quadro como Chief Operating Officer e mais recentemente como líder da Banca de Retalho e Negócios.
Para a antiga Primeira-Ministra e ministra do Plano e Finanças de Moçambique esse perfil impressionante que Pedro Carvalho carrega “fala por si mesmo” e demonstra a razão pela qual se acredita que será a “pessoa certa para liderar o Banco na próxima fase de crescimento, dando continuidade natural ao trabalho que foi feito até então”.
Carvalho juntou-se ao Absa em 2014 como Chief Operating Officer. Em 2018 foi nomeado Director da Banca de Retalho e Negócios e em 2022 Administrador Executivo do Banco.
Antes do Absa, foi Director da Área Internacional e Expansão no Grupo Atlântico (Angola), após ter sido Director Geral e Director de Projectos Especiais para o Atlântico Europa.
Na folha de serviços de Pedro Carvalho avulta que detém um forte background de banca internacional por ter sido Chief Operating Officer na UBS em Portugal, depois de durante anos ter desenvolvido a sua carreira e ganho experiência no Banco BPI.
Numa nota do Conselho de Administração desta instituição financeira é referido ainda que “a nomeação de um candidato interno assegura continuidade e estabilidade, bem como o alinhamento com o plano estratégico recentemente aprovado”.
Carvalho, fez parte, desde 2014, da equipa de gestão que operou o turnaround da operação do Barclays Africa/Absa em Moçambique.
Como Chief Operating Officer liderou a reformulação de toda a componente tecnológica e operativa do Banco, tornando-a numa base sólida para o crescimento acelerado que o Banco vivenciou desde 2014.
Em 2018, ao assumir a liderança do segmento de Retalho e Negócios, focou-se no crescimento do negócio e juntamente com a restante equipa de gestão, implementou, com reconhecido sucesso, a mudança de marca para Absa.
A sua experiência e conhecimento significativo do mercado e sistema bancário Moçambicano, adquiridos ao longo dos últimos oito anos, e as suas competências e experiência, são requisitos necessários para liderar o Banco nesta próxima fase de desenvolvimento.
Redactor