“Proactividade” !
O ministro do Interior de Moçambique desafiou hoje a Polícia a ser “mais proactiva” contra os ataques atribuídos ao braço armado da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido de oposição, no centro de Moçambique.
“Quando se refere que o bandido armado assaltou uma viatura, localizado o ponto, temos de tomar medidas mais proactivas”, disse Jaime Basílio Monteiro, falando durante o 10.º Conselho da Polícia da República de Moçambique (PRM), que decorre hoje em Maputo.
Destacando a importância de novas estratégias para a polícia no combate ao crime, o governante moçambicano disse que os pontos em que são registados os ataques atribuídos ao braço armado da Renamo devem ser devidamente protegidos pelas forças policiais.
“Localizado o ponto, nós temos de tomar acções sérias e este local deve estar livre destas acções de banditismo”, reiterou o governante, acrescentando que garantir a ordem e segurança da população deve ser sempre uma prioridade para a polícia.
A região centro de Moçambique tem sido a mais atingida por episódios de confrontos entre o braço armado da Renamo, o principal partido da oposição, e as Forças de Defesa e Segurança, além de denúncias mútuas de raptos e assassínios de dirigentes políticos das duas partes.