Projecto de pintura ao vivo
Projecto de pintura ao vivo – No âmbito da campanha de prevenção contra a Covid-19, denominada “Fica em casa”, a Tmcel Moçambique Telecom-SA em parceria com o conceituado artista plástico, Pedro Mourana (PMourana), promoveu, sábado, 6 de Março, na província de Maputo, a segunda edição do projecto de pintura ao vivo.
A iniciativa teve por objectivo promover a dimensão terapêutica e didáctica das artes nesta era da pandemia, impulsionando o entretenimento e transmitindo novos saberes, conhecimentos e competências através da cultura.
PMourana disse, a propósito, que a sessão visava congregar uma diversidade de manifestações culturais e artísticas no aspecto lúdico, educativo e a reflexão sobre temas candentes, ajudando as pessoas a estarem conectadas com o mundo sem saírem de casa.
PMourana referiu-se igualmente sobre a parceria com a Tmcel que, na sua opinião, constitui uma oportunidade para o artista continuar a dar azo à sua criatividade: “É um estímulo à arte e ao artista. O momento é difícil, mas a arte não deve parar e o papel do artista é de produzir. Sem parcerias deste género, o artista não tem como criar, principalmente, nas actuais condições”.
“Esta segunda edição está mais complexa e completa porque, para além da pintura que é o tema principal, tem a presença de bandas. Aqui temos mais um desafio quando comparada com a primeira que, na altura, já era difícil”, explicou PMourana.
Num outro desenvolvimento, o artista esclareceu que o quadro pintado é dedicado, no geral, às mulheres que celebram a sua efeméride no dia 8 de Março e, em especial, pelos cuidados que elas mantêm em tempos da Covid-19 com seus filhos.
“É só imaginar como é que a mulher transmite o afecto para a criança, nestas alturas da Covid-19, onde a prioridade é usar a máscara. Existe aqui um conflito entre o afecto e o uso da máscara. Estou a trazer aqui uma pequena semente que é para as pessoas poderem abordar isto”, concluiu PMourana.
Importa referir que a primeira edição do projecto de pintura ao vivo do artista Pedro Mourana foi realizada em Maio do ano passado, na qual o artista pintou uma obra de arte que foi oferecida ao Ministério da Saúde como símbolo de encorajamento aos profissionais de saúde que vivem, diariamente, a luta contra a pandemia da Covid-19.
Redactor