Protestos “tramam” Mayor
Em eMalahlene, uma cidade vizinha de Moçambique com deficiências múltiplas no provimento de serviços básicos aos residentes, os munícipes acabam de frustrar a compra de uma viatura para a edil. “Primeiro resolvam os problemas da maioria”, reclamam e em Tshwane (Pretória), o novo Mayor eleito pela oposição (AD) entregou luxuosos BMW encomendados para os políticos à polícia, para além de apenas permitir sirenes e pirilampos para o Presidente da República… São ventos que podem evoluir mais a norte…
A Presidente do município de eMalahlene (antigo Witbank), província de Mpumalanga, que faz limite com Moçambique,estava à espera de um novo carro de luxo avaliado em 1.5 milhão de randes, cerca de cinco milhões de meticais.
Lindiwe Ntshalintshali quer mudar do carro protocolar, um Lexus, que atingiu 124.813 km de circulação.
O Director Financeiro do município, TheovanVuuren, apresentou há duas semanas ao conselho uma proposta para a compra de novo carro da Presidente, com o dinheiro de poupanças feitas em projectos de fornecimento de serviços básicos à população de eMalahlene.
A notícia espalhou-se rapidamente pelos bairros e os munícipes saíram à rua esta semana em protesto contra o plano.
Os residentes do bairro municipal de Tasbet Park barricaram ruas com pedras e pneus, dizendo que não tinham água nas suas torneiras porque o município fez poupanças para comprar novo carro da Presidente.
Os manifestantes disseram à Presidente Lindiwe para dar prioridade aos serviços básicos antes de comprar nova viatura protocolar de luxo.
O primeiro secretário provincial do ANC, partido governante no município de eMalahlenni, disse que já não iam adquirir novo carro para a Presidente Ntshalintsali.
“A decisão foi anulada” – disse Mandla Ndovu, acrescentando que o plano da aquisição da viatura foi retirado da agenda do Conselho Municipal.
Segundo Mandla Ndovu, o ANC encorajou os seus mayors a respeitarem as normas constantes do manual dos governos locais quando querem comprar meios de transporte.
Ver mais na versão PDF. Querendo, ligue para 84 1404040 ou envie email para correiodamanha@tvcabo.co.mz