Ramaphosa recebe primeiro-ministro espanhol

O presidente da África do Sul, Matamela Cyril Ramaphosa receberá esta quinta-feira (27 de Outubro) o primeiro-ministro do Reno da Espanha, Pedro Sánchez Pérez-Castejónno âmbito de uma visita deste ao país africano.

Sánchez faz-se acompanhar pela Ministra espanhola da Indústria, Comércio e Turismo, Reyes Maroto e uma delegação empresarial.

A visita à África do Sul vai solidificar as já fortes relações entre África do Sul e Espanha, devendo ainda servir para enfatizar a cooperação existente entre os dois países, devendo incidir na implementação de acordos destinados a beneficiar os cidadãos de ambos os países.

A visita também visa criar oportunidades para que vários setores sul-africanos se encontrem com seus homólogos espanhóis e aprofundem a cooperação em comércio e investimento, ciência e inovação, artes e cultura, esportes e educação.

A visita, que é a primeira do primeiro-ministro Sánchez à África do Sul desde que assumiu o cargo em 2018, deverá traduzir as relações bilaterais de longa data entre os dois países em projectos tangíveis que estimulem um maior interesse da Espanha na África do Sul, especialmente no que diz respeito ao comércio, investimento, turismo e cooperação em outros sectores identificados.

Para a África do Sul, o engajamento entre os dois líderes é direccionado para enfrentar o triplo desafio da pobreza, desemprego e desigualdade e impulsionar os esforços de recuperação e reconstrução econômica da África do Sul após o impacto da pandemia de COVID-19.

Nos últimos 10 anos, houve um investimento constante na África do Sul por parte de empresas espanholas. A maior parte do investimento é no setor de energia renovável.

As empresas sul-africanas também olharam para a Espanha como destino de investimento no setor imobiliário.

Mais de 150 empresas espanholas investiram na África do Sul criando mais de 20.000 empregos, principalmente nos seguintes sectores: Desenvolvimento de Infraestruturas, Energias Renováveis, Serviços Financeiros, Turismo, Têxtil, TI & Software, Metais e Mineração.

O comércio bilateral entre a África do Sul e a Espanha quase quadruplicou nos últimos 10 anos. Em 2021, a Espanha foi o 4º maior destino de exportação da África do Sul na UE e a 5ª maior fonte de importações da UE. O comércio entre a África do Sul e a Espanha aumentou no período de 2 anos 2020 e 2021.

As exportações da África do Sul para a Espanha aumentaram consistentemente no período de dez anos.

Nos últimos dois anos, as exportações aumentaram de R$14,9 bilhões em 2020 para R$28,5 bilhões em 2021.

Em 2019, o governo espanhol lançou seu Terceiro Plano África, um documento estratégico de longo prazo que orienta as relações da Espanha com o continente africano. O plano identifica a África do Sul como um dos três países “âncora” (junto com a Nigéria e a Etiópia) para a política externa da Espanha na África.

Após uma cerimónia de boas-vindas nos Union Buildings, o Presidente e o Primeiro-Ministro irão participar e discursar no Fórum Empresarial SA-Espanhol, que procura fomentar uma colaboração mais estreita entre empresas sul-africanas e espanholas em vários setores-chave.

Redactor

https://bit.ly/3oc1lWc

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *