Mais um livro infantil com o apoio do BCI

Teve lugar, na Quarta-feira, 2 de Abril, no auditório do BCI, em Maputo, o lançamento do livro infantil “Brincadeiras Perigosas”, da autoria da escritora e professora Arlete Calane.

Com o patrocínio do BCI e sob chancela da editora Inter Escolas, esta obra traz à reflexão temas do quotidiano, alertando para brincadeiras aparentemente inofensivas que podem, entretanto, colocar em risco a integridade física das crianças.

Na cerimónia, Carla Mamade, Directora das Mediatecas do BCI, destacou a importância do apoio: “fizemo-lo com sentido de responsabilidade: valorizar o saber e a arte. O BCI, como instituição comprometida com o desenvolvimento integral de Moçambique, incluindo a educação, não poderia deixar de prestar o seu contributo, apoiando um projecto tão estruturante como este”. Reforçando o posicionamento da instituição, acrescentou: “para o BCI, apoiar a literatura e a cultura, mais do que uma responsabilidade, constitui uma missão. Investir no conhecimento é investir no futuro”.

A apresentação da obra foi assegurada pelo professor António Novela, que a classificou como relevante para a educação das crianças: “hoje estamos no lançamento de um livro diferente, especial e marcante. Esta obra vem preencher um vazio que muitas vezes resulta da nossa distracção e da forma como definimos a educação”, disse. E acrescentou: “a leitura deste livro vai actualizar os verdadeiros educadores sobre a necessidade de acompanhar, de forma permanente, a vida da nossa pequenada, ensinando-a a conhecer o perigo, mas sobretudo a evitá-lo.”

Já para a autora, Arlete Calane, este livro deve ganhar um lugar especial na vida das famílias moçambicanas: “o objectivo não é apenas alertar, mas também fortalecer a comunicação dentro das famílias”, afirmou. E concluiu: “que a obra seja um ponto de partida para conversas importantes. E que juntos possamos garantir um ambiente mais seguro para as crianças.”

Arlete Calane é autora de vários livros infantis, entre eles a colectânea “A Quinta da Avó Lelete”, composta por cinco títulos: “Animais Domésticos”, “Pomar”, “O Jardim”, “A Horta” e “As Férias”. Outras obras estão em preparação para publicação.

Com esta iniciativa, o BCI reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento educacional, cultural e social de Moçambique, investindo em projectos que contribuem para um futuro mais seguro e consciente para as novas gerações.

Redactor

Para ver a revista Prestígio de Março/Abril de 2025 clique

https://online.fliphtml5.com/tnxli/zqdr/

https://www.facebook.com/Redactormz

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *