“Torneio Cornelder” vai movimentar 72 equipas juvenis de basquetebol

A Cornelder de Moçambique (CdM), concessionária dos terminais de contentores e de carga geral do Porto da Beira, organiza, entre os dias 24 de Maio e 26 de Julho, nos pavilhões do Clube Ferroviário da Beira, a quarta edição do torneio juvenil de basquetebol, denominado “Torneio Cornelder”.
A iniciativa, realizada em parceria com a Academia de Basquetebol de Sofala (ABS), vai movimentar um total de 72 equipas masculinas e femininas, nas categorias Sub-12 e Sub-14, provenientes de escolas primárias, secundárias e de alguns clubes locais. 

A grande novidade desta edição é a inclusão da categoria Sub-16, que será disputada pela primeira vez.
O torneio será disputado em duas fases, em todas as categorias e em ambos os sexos. A primeira fase decorrerá no sistema de todos contra todos, em dois grupos de seis equipas cada. As quatro melhores formações de cada grupo qualificam-se para a fase eliminatória, nomeadamente os quartos-de-final, as meias-finais e a final.
Os três primeiros classificados de cada categoria, tanto no masculino como no feminino, receberão prémios em material desportivo, taças e medalhas.
O “Torneio Cornelder”é hoje um evento desportivo de referência para o desenvolvimento da modalidade ao nível escolar na cidade da Beira, constituindo uma oportunidade para os jovens atletas demonstrarem o seu talento, espírito de equipa e paixão pelo desporto.
Para além da introdução dos Sub-16, esta edição contará ainda com o prémio “Melhor Claque e Cheerleader”, que visa reconhecer a escola que mais se destacar pelo entusiasmo, espírito desportivo e apoio incondicional à sua equipa.
A primeira edição do “Torneio Cornelder” foi realizada em 2022, envolvendo escolas primárias e clubes, tendo a EPC Agostinho Neto, no escalão masculino, e a EPC de Macurungo, no feminino, conquistado os primeiros títulos.
Na segunda edição, realizada em 2023, o torneio passou a incluir escolas secundárias, tendo sido vencido pela Escola Secundária da Ponta-Gêa, em masculinos, e pela Escola Secundária de Estoril, em femininos.
A terceira edição, em 2024, integrou escolas primárias, secundárias e clubes. A Escola Secundária da Ponta-Gêa voltou a vencer no escalão masculino, enquanto a Escola Secundária de Estoril revalidou o título em femininos. A Beira International School (BIS) destacou-se ao conquistar a “dobradinha” nos Sub-12, vencendo em ambas as categorias.

Redactor

Para ver a revista Prestígio de Maio/Junho de 2025 clique

https://shorturl.at/kQzFO

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *