Ruralidade
Localidade de Maciene, distrito de Chongoene, província de Gaza, é exemplo de orgulho pela ruralidade, porque, um dos atributos dessa conduta, é o respeito pela coisa alheia.
Como elemento ilustrativo é a imagem destacada neste comentário: uma laranjeira bem carregada dos seus frutos, em espaço aparentemente abandonado e sem proteção alguma, mas pertencente a alguém, sem que zaragateiro algum deles desfrute sem a devida permissão.
O respeito pela coisa alheia continua a ser a marca da maioria dos habitantes de Maciene e de outras zonas rurais deste Moçambique e não só, por onde já tive oportunidade de passar.
Em sentido contrário, nas zonas urbanas e respectivas periferias, onde campeia a “urbanidade”, o usufruto de coisa alheia, não raras vezes com recurso à violência, incluindo morte dos respectivos proprietários, é a marga registada.

Aliás, não passa muito tempo – semanas apenas – um canal de tv nacional reportou de forma folclórica um episódio em que uma dona de uma laranjeira, roubada por uns petizes da zona, quase que ia ser linchada pelos progenitores e alguns vizinhos dos pequenos larápios, simplesmente por se ter insurgido contra a má conduta dos menores aspirantes a futuros ladrões. É a urbanidade em alta, nas zonas urbanas e arredores.
Se se apropriar de bens alheios é sinal de urbanidade, prefiro a ruralidade e não mais apelar para que as pessoas se comportem com urbanidade!
Comportem-se com ruralidade, por favor!
A MINTHIRU IVULA VULA KUTLHULA MARITO! Os actos valem mais que as palavras! Digo/escrevo isto porque ainda creio que, como em anteriores desafios, Moçambique triunfará e permanecerá, eternamente.
Este artigo foi publicado em primeira-mão na versão PDF do jornal Redactor, na sua edição de 19 de Maio de 2025, na rubrica TIKU 15.
Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Redactorfavor ligar para 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz
Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com.
Gratos pela preferência
Para ver a revista Prestígio de Maio/Junho de 2025 clique
Siga-nos no Facebook