Cinco alegados Naparamas mortos em Aube

Pelo menos cinco alegados Naparamas foram mortos nesta quinta-feira em Aube, no distrito costeiro de Angoche, na província nortenha moçambicana de Nampula, por agentes da polícia antimotim de Moçambique.

Os cinco elementos mortos faziam parte de um grupo de alegados Naparamas que, idos do vizinho distrito Larde, se movimentavam em Aube reclamando a redução dos preços de produtos básicos para alimentação.

As autoridades de Aube alertaram a Polícia da República da Moçambique (PRM) que de imediato desdobrou elementos da Unidade de Intervenção Rápida (UIR) que num ápice terminaram com a movimentação dos Naparamas.

Os Naparamas são indivíduos que geralmente actuam de tronco nu, munidos de armas brancas e convictos de que estao vacinados para serem imunes às balas das armas de fogo. Têm maior presença e actuação nas regiões Centro e Norte de Moçambique. Surgiram na década de 80 do século passado, no contexto da guerra civil em Moçambique.

Durante a guerra civil actuavam em defesa das suas comunidades contra as investidas dos guerrilheiros da Resistencia Nacional Moçambicana (RENAMO).

Eles se têm aproveitado da actual tensão política pós-eleitoral em Moçambique para multiplicar as suas acções em diversos pontos.

O discurso anti-Frelimista de Venâncio António Bila Mondlane, candidato derrotado nas eleições de 09 de Outubro de 2024, passam também pela exigência da redução de preços dos produtos básicos para alimentação, mensagem muito aproveitada por muitos para promoverem desacatos e distúrbios em diversas partes de Moçambique.

Estima-se que mais de 500empresas foram total ou parcialmente destruídas durante as manifestações pós-eleitorais no país (desde 21 de Outubro de 2024) e que pelo menos 20 mil pessoas estão com os empregos comprometidos, sobretudo na província de Maputo, e em particular empresas do sector agro-alimentar, retalho e têxteis.

O vandalismo e os saques afectaram fortemente estabelecimentos comerciais, postos de gasolina, lojas de conveniência, armazéns, mineradoras, instituições bancárias, algumas com tentativas frustradas e outras com tentativas bem-sucedidas.

ELINA ECIATE (Redactor) em Nampula

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *