A inspiradora trajectória da mecânica Tina
A realização da primeira edição do “Women in Wheels”, ou seja, “Mulher sobre Rodas” em Maputo, esta terça-feira (08 de Abril de 2025), trouxe à ribalta a figura da mecânica Tina Zandamela, que atraiu incessantes olhares de quase todos os que estiveram presentes no certame.
Tratou-se de um evento sem precedentes realizado na capital mocambicana, direccionado para a camada feminina, ainda no contexto das celebrações da Dia da Mulher Moçambicana, que se assinala em Moçambique a cada dia 07 de Abril, em homenagem à heroína da luta pela independência nacional, Josina Machel (10 de Agosto de 1945 – 07 de Abril de 1971).
O programa do primeiro do “Women in Wheels” em Maputo incluiu actividades como troca de pneus, interpretação do painel do carro, conhecimento dos tipos e controlo de óleos a usar na viatura, basicamente com o objectivo de promover o empoderamento feminino na área da condução rodoviária e transmitir noções básicas de mecânica-auto.
O evento contou com a participação de grandes marcas concessionárias de automóveis estabelecidas em Moçambique, com o intuito de proporcionar experiências que incentivassem a autonomia e confiança das mulheres quando estiverem no comando de uma viatura.
Foi neste ambiente que todas as atenções acabaram concentradas na figura de Tina Zandamela, uma beldade de 26 anos de idade, formada em Mecânica Geral pelo Instituto Industrial de Maputo.
Tina Zandamela (foto de destaque) actua como técnica mecânica numa das maiores concessionárias de marcas de automóveis de Moçambique. Esteve no evento justamente para ensinar às mulheres presentes no certame a verificar os níveis de óleo no motor e da água do radiador, além de identificar eventuais anomalias que possam surgir durante o dia a dia das mulheres quando estiverem ao volante.
Numa bate-papo com a Reportagem do jornal Redactor, Zandamela revelou que sua curiosidade a levou à mecânica. “Meu avô era um grande mecânico, e eu, quando o via reparar os carros, ficava curiosa e pegava as ferramentas, perguntando para que servia cada objecto que usava”.

Para ela e para outras mulheres que escolhem profissões antes consideradas “masculinas”, o caminho não foi nem tem sido fácil.
Tina Zandamela recorda a dura batalha travada para convencer familiares próximos e distantes a respeito de sua opção profissional.
Diz ter enfrentado perguntas e comentários tais como: “a única menina vai fazer mecânica! ” e “terá mesmo pensado bem no que decidiu escolher?”.
Tomada a decisão definitiva, já no campo laboral, nos primeiros momentos teve de enfrentar e transpor a descrença de seus colegas de trabalho, sendo ela a primeira mulher na oficina onde trabalha.
“Cada coisa que eu fazia parecia inválida para eles, ignorando o meu esforço. Então, tive que trabalhar duro para mostrar que sou capaz”, recorda, mas hoje já com um sorriso de orgulho indisfarçável.
Hoje, Tina sente-se orgulhosa por ter superado as adversidades enfrentadas e comenta: “por mais que esteja longe [familiares, amigos e conhecidos] me chamam para acudir e sanar situações específicas da área da mecânica”.
Rehana Ishakgi, Directora Comercial e de Marketing de uma das marcas de automóveis presentes no evento, destacou a importância de as mulheres serem independentes no quotidiano.
“Nos juntamos a essa iniciativa para compartilhar com as consumidoras formas de se saírem bem quando estiverem sozinhas na estrada, como trocar um pneu e identificar problemas no carro quando acendem os sinais no painel, além de saber qual acção tomar nessas situações”.
Cláudio Fernando, instrutor automotivo, considerou inovadora a presença das mulheres na área da mecânica.
“Minha primeira experiência [de trabalhar com uma mecânica] não foi fácil, principalmente pela falta de credibilidade nas mulheres. Foi um grande desafio capacitá-las para lidar com esforços diários”, afirmou.
Fernando também enfatizou a importância da emancipação feminina e da igualdade de direitos no país: “a luta pela igualdade precisa ser uma realidade conquistada e não oferecida”.
De acordo com ele, hoje cerca de 10% dos profissionais da empresa são mulheres, um feito que não se via alguns anos atrás. Importante ressaltar que o workshop foi conduzido exclusivamente por mulheres e reuniu participantes de várias partes do país interessadas em aprender mais sobre a complexidade dos veículos que utilizam no cotidiano.
Um dos momentos mais divertidos do evento foi verificar as habilidades exibidas por muitas delas ao volante durante uma animada sessão de test drive proporcionada às condutoras presentes no certame.
TOMÂZIA JOB (Texto e fotos)
Este artigo foi publicado em primeira mão na edição em PDF do jornal Redactor do dia 10 de Abril de 2025.
Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Redactorfavor ligar para 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz
Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com.
Pode, também, seguir o Jornal Redactor no facebook
Para ver a revista Prestígio de Março/Abril de 2025 clique