Dois homens condenados a 10 anos de prisão cada por roubo de electricidade
Dois homens condenados a 10 anos de prisão cada por roubo de electricidade
Em 15 deste Maio, David Nxumalo (40 anos de idade) foi condenado por um tribunal competente a dez anos de prisão efectiva, depois de se comprovar de que efectuou “adulteração de infraestruturas essenciais”, vulgo “roubo de electricidade”.
Em 4 de Novembro de 2024, Nxumalo foi encontrado pelo guarda de segurança da reserva de Booysens, arredores de Joanesburgo, na vizinha República da África do Sul, a ligar ilegalmente a eletricidade da caixa de eletricidade da City Power aos apartamentos vizinhos.
Foi preso e detido na esquadra de polícia de Booysens.
Em Moffatview, Bruce Maurice (45 anos) foi também condenado a 10 anos de prisão por danificar meios da empresa provedora de electricdade no país vizinho.
Em 04 de Setembro de 2024, por volta das 21:50, a polícia recebeu informações sobre um homem suspeito que estava a roubar cabos de cobre na rua em Rosettenville.
Quando a polícia chegou ao local, encontrou o arguido a puxar um caixote do lixo, tendo-o revistado.
Dentro do caixote do lixo, a polícia recuperou cerca de cinco metros de cabo de cobre roubado. Uma investigação mais aprofundada levou a polícia a um orifício principal da Telkom nas proximidades, com uma tampa aberta. O técnico da Telkom foi então contactado e confirmou que o cabo roubado tinha sido cortado do orifício principal.
O arguido foi detido por violação de infra-estruturas essenciais. Em 12 de maio de 2025, foi considerado culpado e condenado pelo Tribunal de Booysens.
Foi por volta das 21h50 do dia 04 de Setembro de 2024 que a polícia recebeu informações sobre um homem suspeito de que estava a roubar cabos de cobre na rua em Rosettenville.
Quando a polícia chegou ao local, encontrou o arguido a puxar um caixote do lixo, tendo-o revistado. Dentro do caixote do lixo, a polícia recuperou cerca de cinco metros de cabo de cobre roubado.
Uma investigação mais aprofundada levou a polícia a um orifício principal da Telkom [equiparado]a nossa EDM] nas proximidades, com uma tampa aberta. O técnico da Telkom foi então contactado e confirmou que o cabo roubado tinha sido cortado do orifício principal.
“A sentença dada aos dois arguidos deve servir de dissuasão para aqueles que tencionam adulterar qualquer forma de infraestrutura essencial”, afirma a Comissão Distrital de Joanesburgo.
Redactor
Para ver a revista Prestígio de Maio/Junho de 2025 clique
Redactor
Para ver a revista Prestígio de Maio/Junho de 2025 clique