Condenado a vinte anos de prisão por violar menor outro a cinco por tentar
Um homem de 29 anos de idade foi condenado a vinte anos de prisão efectiva por violar uma menina de 13 anos e outro, de 41 anos, vai cumprir cinco anos de prisão suspensa por tentativa fracassa de violar uma menina de 12 anos.
O primeiro condenado estará privado de liberdade por duas décadas, em virtude de, numa bela tarde de 09 de outubro de 2023, ter agredido sexualmente uma menina de 13 anos em Thabazimbi, na província sul-africana de Limpopo, que faz fronteira com Moçambique.
O tribunal afirma ter reunido provas que referem que a vítima tinha visitado a residência de uma amiga da sua irmã quando o incidente ocorreu.
A irmã e a amiga saíram por breves instantes para fazer umas compras, deixando a vítima ao cuidado do namorado da amiga [o violador]. Foi durante este período que o arguido agrediu sexualmente a vítima.
Quando as duas amigas regressaram encontraram a menor traumatizada, tendo depois dito que tinha sido violada pelo “tio”. Testes médicos comprovaram a agressão. No dia seguinte o ainda suspeito ainda beneficiou de uma fiança, mais o juiz depois de compulsar o processo determinou prisão imediata do homem.
Tentou, fracassou, mas vai penar
Outro homem de 41 primaveras vai ficar a ver o sol aos quadradinhos por meia décadas por ter tentado, sem sucesso, violar uma menina de 12 anos no distrito de ZF Mgcawu, na província do Cabo Setentrional, também na África do Sul.
Em 04 de Dezembro de 2022, a mãe da vítima de 12 anos foi informada de que o arguido tentou violar a sua filha na manhã desse mesmo dia.
Segundo a vítima, o arguido estava a segui-la com as amigas e, no momento seguinte, agarrou-a e baixou-lhe as calças, tentando usufruí-la na via pública. Uma das amigas pediu socorro, aos gritos, e o arguido fugiu.
Foi mais tarde detido e apresentado à polícia.
Na quinta-feira, 22 de Maio de 2025, o Tribunal Regional de Kakamas condenou o arguido a cinco anos de prisão com pena suspensa por um período de cinco anos.
Redactor
Para ver a revista Prestígio de Maio/Junho de 2025 clique
Seja nosso seguidor no Facebook, tem sempre muitas e boas novidades