BCI impulsiona práticas sustentáveis

O BCI marcou presença na 6ª Edição das Conferências do Índico, realizada recentemente em Maputo, subordinada ao tema “Ambiente, Desenvolvimento e Governação”. Neste fórum o Banco reafirmou o seu compromisso com as práticas ESG (Ambientais, Sociais e de Governança), sublinhando que estas são essenciais para a sustentabilidade e resiliência do sector financeiro em Moçambique.

Intervindo, José Gamito, Director Central de Sustentabilidade do BCI, que integrou o painel intitulado “ESG – Perspectivas de Negócios em Tempos de Emergência Ambiental e Social”, destacou o papel fundamental do sector bancário na promoção de um desenvolvimento sustentável e inclusivo, salientando que, para o BCI, a integração de práticas ESG no sector financeiro vai para além do simples cumprimento das normas regulatórias. “Adoptar políticas sustentáveis representa uma vantagem competitiva e um motor para a inovação, permitindo que as empresas se tornem mais resilientes a riscos e, ao mesmo tempo, mais atraentes para investidores e parceiros internacionais”, disse.

Mais adiante, Gamito indicou que “no BCI, entendemos que a sustentabilidade não é apenas um conceito, mas uma abordagem estratégica fundamental para garantir o crescimento sustentável da economia moçambicana. O nosso compromisso com o ESG permite-nos criar soluções financeiras que impulsionam a transição para uma economia mais verde e inclusiva”. E acrescentou: a integração de critérios ESG na oferta comercial de produtos e serviços financeiros constitui um passo essencial para assegurar a competitividade da nossa economia, ao mesmo tempo que promovemos a inclusão financeira, a literacia ESG e a responsabilidade social”, frisou.

À margem do encontro, o Presidente da Comissão Executiva do BCI, Francisco Costa, reafirmou os compromissos assumidos pelo Banco no âmbito do ESG, mencionando algumas experiências de utilização de energias renováveis em unidades de negócio do banco. Costa reiterou que, na relação com os fornecedores, o BCI integra o ESG como um dos critérios para o procurement e, “face às exigências corporativas, o Banco possui uma área dedicada ao tratamento de assuntos relacionados com ESG”.  E concluiu: “Por isso, reforçamos o nosso compromisso com a sustentabilidade”.

Redactor

Para ver a revista Prestígio de Março/Abril de 2025 clique

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *