BCI contribui para acervo da UP-Maputo e reforça laços institucionais
O Banco Comercial e de Investimentos (BCI) procedeu, esta quinta-feira (24), à oferta de exemplares da obra “Indústria Extractiva em África: Bênção ou Maldição”, da autoria do político, escritor e docente António Niquice, à Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo).
A cerimónia de entrega teve lugar nas instalações da Universidade e contou com a presença do autor, do Reitor da UP, Jorge Ferrão, e do Administrador do BCI, Luís Aguiar.
Na obra, António Niquice apresenta uma análise aprofundada sobre os desafios do sector extractivo no continente africano, com especial foco para Moçambique. Baseado numa investigação abrangente, o livro aborda questões relacionadas com hidrocarbonetos, minerais e metais preciosos, destacando os impactos económicos e sociais da exploração destes recursos.

Na ocasião, o Administrador do BCI sublinhou a importância da iniciativa como parte do compromisso do Banco com a promoção do conhecimento e do desenvolvimento sustentável. Luís Aguiar referiu que a doação visa contribuir para o enriquecimento do acervo bibliográfico da Universidade, sendo um recurso valioso para estudantes, investigadores e todos os que desejam actualizar-se sobre um tema fundamental para o desenvolvimento do país: a indústria extractiva.
Enfatizando o papel do meio académico na procura de soluções sustentáveis, o Administrador do BCI observou que é nas instituições de ensino superior que se lançam as bases para uma abordagem científica dos grandes desafios nacionais.
Referiu ainda que os recursos minerais exigem uma constante actualização, em matéria de conhecimento, e uma visão estratégica para que se transformem em oportunidades reais em benefício do país, destacando o contributo de autores moçambicanos neste processo.
Luís Aguiar recordou também a longa e frutífera colaboração entre o BCI e a UP-Maputo, salientando que, para além do apoio contínuo à educação, a parceria abrange entre outras áreas a cultura e o desporto.
Como exemplo, mencionou o recente compromisso do Banco em apoiar a Universidade com o fornecimento de equipamentos e materiais desportivos para actividades de alta competição.
Redactor
Para ver a revista Prestígio de Março/Abril de 2025 clique
Siga nos no Facebook e partilhe