Edilidade reforça meios para limpeza da cidade
A edilidade de Nampula, oficialmente tida como a terceira cidade mais importante de Moçambique, acaba de se equipar de meios para assegurar a remoção de lixo, com mercado grossista do Waresta como ponto fulcral para os esforços em perspectiva.
A apresentação formal destes equipamentos – uma pá escavadora e dois camiões basculantes – aconteceu esta quarta-feira na chamada “capital do Norte” de Moçambique.
Luís Giquira, edil de Nampula, referiu que não obstante os desafios enfrentados em termos de recursos financeiros, o elenco que dirige tudo fará para “devolver o brilho” à cidade, fazendo juras de que “em duas semanas não teremos lixo na cidade de Nampula”.
“Como nos referimos num passado recente, tínhamos algumas dificuldades para aquisição de equipamentos, mas este ano prometemos melhorar nesse sentido. Hoje estamos a fazer a entrega deste equipamento onde parte dele foi oferecido por um grupo de empresários ao nível da nossa cidade para fazer face à recolha e remoção de lixo, e no próximo mês faremos a entrega de mais equipamentos”, informou o edil.
Giquira disse que a intempéries que se abateram sobre Nampula muito concorreram para inviabilizar um bom desempenho do sector de salubridade do município que dirige.
Nampula foi o ponto mais afectado pelo ciclone Jude, que que há duas semanas devastou também as províncias de Cabo Delgado e Niassa, Norte de Moçambique, Zambézia, Tete e Manica, no Centro, com um rescaldo de 14 óbitos, 60 feridos, 20.180 casas destruídas, das quais 13.139 de forma parcial, e 7.041 total, facto que perfaz 100.070 afectados, o equivalente a 19.899 famílias.
O sector da saúde registou 30 unidades sanitárias parcialmente destruídas.
Na educação, 182 salas de aulas em 59 escolas, afectando pelo menos 17.401 alunos e 264 professores.
ELINA ECIATE (texto e fotos)
Este artigo foi publicado em primeira mão na edição em PDF do jornal Redactor do dia 27 de Março de 2025.
Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Redactorfavor ligar para 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz
Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com.
Pode, também, seguir o Jornal Redactor no facebook
Para ver a revista Prestígio de Março/Abril de 2025 clique