Operadoras de telefonia móvel apoiam cidadãos em situação de perigo

No âmbito da implantação do Sistema de Gestão de Segurança Pública (SIGESP), o Ministério do Interior (MINT) assinou, na terça-feira, 20 de Maio, um memorando de entendimento com as operadoras de telefonia móvel, com o objectivo de garantir que os cidadãos em situação de perigo possam aceder, de forma rápida e gratuita, ao serviço de emergência em todo o território nacional.

O acordo consolida a cooperação entre os sectores público e privado, na salvaguarda da segurança de pessoas e bens, destacando a tecnologia como uma aliada indispensável na promoção da segurança pública.

Para o Ministério do Interior, este acto representa um marco importante na garantia da segurança e do bem-estar dos cidadãos, uma vez que as chamadas de emergência são parte integrante dos serviços essenciais que salvam vidas.

“Em situações de emergência cada segundo conta, seja em caso de acidente, ocorrência de violência ou catástrofe natural. As chamadas de emergência são a primeira linha de ligação entre o cidadão em perigo e as instituições responsáveis pelo socorro”, afirmou o secretário permanente do Ministério do Interior, Victor Canhemba.

O responsável do MINT acrescentou que as plataformas do SIGESP estarão disponíveis ao público, a partir de Janeiro de 2026, perspectivando-se que “contribuam significativamente para a mitigação dos impactos nefastos dos acidentes, catástrofes e actos de violência”.

O memorando contempla ainda medidas específicas para garantir que cidadãos residentes em zonas rurais também possam beneficiar do serviço, reforçando o princípio da equidade no acesso a serviços essenciais.

Na ocasião, o presidente da Comissão de Gestão da Tmcel – Moçambique Telecom, Mahomed Mussá, destacou que este entendimento reforça o compromisso da operadora com a segurança pública.

“A assinatura deste memorando de entendimento representa uma contribuição concreta para mitigar o impacto de diversas situações que comprometem a segurança pública, como a criminalidade, a violência e os acidentes de viação. É uma honra para a Tmcel integrar esta iniciativa, que vai apoiar o Ministério do Interior na implementação de uma sala de operações de emergência, no quadro do Sistema de Gestão de Segurança Pública”, sublinhou.

Redactor

Para ver a revista Prestígio de Maio/Junho de 2025 clique

https://shorturl.at/kQzFO

Siga nos no Facebook e partilhe

https://www.facebook.com/Redactormz

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *