Emblemática Avenida 10 de Novembro vai beneficiar de profunda remodelação
A emblemática Avenida 10 de Novembro, um dos cartões de visita da capital do País, vai beneficiar de um projecto de remodelação voltado para a sustentabilidade social e ambiental. A iniciativa resulta de um memorando de entendimento assinado quarta-feira, 16 de Abril, entre o Standard Bank e o Conselho Municipal de Maputo, reafirmando o compromisso das duas instituições com o desenvolvimento sustentável da Cidade das Acácias e Jacarandás.
A remodelação abrangerá o passeio e o espaço ajardinado daquela avenida, trazendo melhorias significativas para os munícipes que frequentam o local.
As obras vão consistir na revitalização do jardim, substituição e introdução de novas espécies, instalação de um sistema de irrigação automática e iluminação exterior com lâmpadas solares, proporcionando, desta forma, um ambiente mais agradável e eficiente.
Acresce-se, ainda, a criação de pontos de reciclagem e de informações sobre preservação ambiental, o que vai contribuir para a promoção de práticas de reaproveitamento e decoração sustentável, realçando o compromisso do Banco com a economia circular e a reutilização consciente de recursos. Esta acção vai, também, elevar os níveis de educação e consciência ambiental no seio da sociedade.
Igualmente, será intervencionado o passeio entre a ponte cais e a rua circunvizinha António Fernandes, onde será instalado um sistema de iluminação pública solar, mobiliário urbano sustentável e lixeiras separadas para reciclagem de resíduos.

Para tornar a área ainda mais funcional, serão instaladas tomadas USB para o carregamento de dispositivos móveis, proporcionando maior conforto e funcionalidade aos transeuntes.
Na sua intervenção, o administrador-delegado do Standard Bank, Bernardo Aparício, considerou que o projecto vai transformar a Avenida 10 de Novembro num modelo de urbanismo sustentável, onde os cidadãos vão poder usufruir de um espaço público moderno, seguro e ecológico. “Através deste projecto, pretendemos contribuir activamente para uma cidade mais harmoniosa, resiliente e inclusiva”.
“No Standard Bank, acreditamos que o crescimento económico deve caminhar lado a lado com a preservação ambiental e a melhoria contínua da qualidade de vida das comunidades. É com esse espírito que integrámos esta acção no nosso programa de sustentabilidade, já reflectido em iniciativas como o plantio de árvores e outras actividades que promovem um futuro mais verde e equilibrado”, frisou Bernardo Aparício.
A iniciativa, acrescentou o administrador-delegado do Standard Bank, “nasce de uma visão partilhada de desenvolvimento urbano sustentável, alicerçada em valores de responsabilidade social e ambiental, princípios que norteiam as nossas acções e reforçam o nosso compromisso com o progresso sustentável da cidade de Maputo”.
Por seu turno, o presidente do Conselho Municipal de Maputo, Rasaque Manhique, referiu-se à importância desta parceria, que, para si, representa mais do que uma transformação estética: trata-se de um projecto estruturante que reforça a sustentabilidade ambiental e social da cidade.
Por isso, o edil espera que a área se torne um ponto de convergência, lazer e bem-estar, “onde famílias, jovens e trabalhadores possam desfrutar de momentos de tranquilidade, num ambiente saudável e acolhedor. Assim, estaremos a criar um verdadeiro cartão-postal da cidade de Maputo, caracterizado pela beleza e sustentabilidade ecológica, algo de que todos os munícipes se possam orgulhar”.
Na ocasião, Rasaque Manhique agradeceu ao Standard Bank pela iniciativa, sublinhando que esta parceria é um exemplo claro de como a colaboração entre os sectores público e privado pode resultar em soluções concretas que beneficiam toda a comunidade. “Maputo está em constante transformação, e projectos como este garantem que a cidade continue a crescer de forma organizada, sustentável e inclusiva”, concluiu.
Redactor
Para ver a revista Prestígio de Março/Abril de 2025 clique
Siga nos no Facebook e partilhe