Cartão Bio: uma escolha sustentável que protege a natureza
Lançado pelo Banco Comercial e de Investimentos (BCI), em parceria com a Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), o Cartão Bio afirma-se como uma solução financeira que alia conveniência ao compromisso ambiental.
Desde a sua introdução, iniciativas de educação ambiental, projectos de conservação em áreas protegidas e outros programas de sustentabilidade têm sido dinamizados com o apoio das receitas geradas através deste meio de pagamento, contribuindo activamente para a preservação da biodiversidade e o bem-estar das comunidades beneficiárias.
Fabricado com material biodegradável à base de milho, este meio de pagamento foi o primeiro cartão do género no país e representa uma resposta concreta aos desafios ambientais, promovendo a responsabilidade e a cidadania ecológica.
Os recursos gerados têm viabilizado o apoio e a expansão de projectos ambientais, incluindo a protecção de espécies ameaçadas, como os rinocerontes e as tartarugas marinhas. Entre as iniciativas apoiadas, destacam-se a conservação da Raphia australis na Reserva Botânica de Bobole, o monitoramento das rotas migratórias de tartarugas na Área de Protecção Ambiental das Ilhas Primeiras e Segundas, bem como a revitalização do Jardim Botânico da Universidade Eduardo Mondlane.
O cartão Bio contribui, igualmente, para apoiar acções desenvolvidas no Parque Nacional de Banhine, considerado estratégico na rota de aves migratórias euroasiáticas, assim como nos distritos de Cheringoma e Muanza, na geração de emprego.
Estas acções sinalizam o impacto do Cartão Bio, que transcende a sua utilização bancária no dia- a- dia.
Trata-se, pois, de um instrumento de intervenção ambiental e social, com contribuições concretas para a preservação da biodiversidade e o bem-estar das comunidades.
“Mais do que um meio de pagamento, o Cartão bio é um compromisso do BCI com o futuro sustentável de Moçambique”, considera Francisco Costa, Presidente da Comissão Executiva do BCI.
“Cada transacção representa um passo concreto em direcção à preservação da nossa biodiversidade. Esta parceria com a BIOFUND é prova de que iniciativas colaborativas podem gerar resultados duradouros para o bem comum.”
As acções que resultam da utilização do cartão BIO, integram os esforços do Banco, que tem na sustentabilidade ambiental um dos seus pilares estratégicos. Ao incentivar a adopção de práticas conscientes, o BCI assume o seu papel activo na construção de um país mais verde, resiliente e equilibrado.
Redactor
Para ver a revista Prestígio de Maio/Junho de 2025 clique
SIGA-NOS no Facebook