A decisão da Turquia face aos seus investimentos perante as manifestações

O novo embaixador da Turquia em Moçambique pediu hoje “proteção” dos seus investimentos no país face às manifestações pós-eleitorais que ocorrem desde Outubro.

O pedido foi feito por Ferhat Alkan, durante apresentação de cartas ao Presidente moçambicano, Daniel Chapo.“[O embaixador da Turquia] referiu-se a uma das fábricas, a de cimento, e referiu-se aos problemas que estamos a ter agora em relação a questão dos preços e pediu a proteção da empresa dele e dos outros investimentos”, disse Maria dos Santos Lucas, ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, em conferência de imprensa, após a apresentação de cartas credenciais pelos embaixadores da Turquia e Itália ao chefe de Estado moçambicano.

Moçambique vive desde Outubro um clima de forte agitação social, com manifestações e paralisações convocadas, primeiro, pelo ex-candidato presidencial Venâncio António Bila Mondlane, que rejeita os resultados eleitorais de 09 de Outubro.

Actualmente, os protestos, agora em pequena escala, mas múltiplos, têm estado a ocorrer em diferentes pontos do país e, além da contestação aos resultados, os populares queixam-se do aumento do custo de vida e outros problemas sociais.

Durante o encontro, Daniel Chapo e os embaixadores da Itália, Gabriele Annis, e da Turquia, Ferhat Alkan, destacaram as relações histórias de cooperação entre os países, além dos “vários projectos” desenvolvidos em Moçambique.

“Tanto a Itália como a Turquia oferecem aos nossos moçambicanos [bolsas de estudo] e também nos apoiam nas várias áreas económicas e sociais (…) São países estratégicos, há uma parceria estratégica com os dois países, sobretudo a Itália”, disse a ministra dos Negócios Estrangeiros moçambicana.

A governante referiu que os dois países reforçaram também a disponibilidade em ajudar Moçambique no combate aos ataques armados que ocorrem em Cabo Delgado, no Norte do país, desde Outubro de 2017.

Redactor

https://www.facebook.com/Redactormz

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *