Rei Mswati III: paradeiro

Rei Mswati III  – O governo de eSwatini refuta notícias postas a circular alegando que o Rei Mswati III abandonou o país na sequência das manifestações populares, que eclodiram sábado, exigindo reformas pro-democracia.

Em comunicado divulga­do esta terça-feira, o primeiro-ministro interino, Themba Ma­suku, disse que o Rei ‘está no país e continua a liderar’.

Masuku considera falsas as notícias postas a circular na imprensa alegando que Mswati teria abandonado o país.

“O governo vai actualizar a Nação sobre a situação actual no país ao longo do dia.

”Entretanto, apela­mos a calma, modera­ção e paz”, disse Masuku.

Imagem de parte dos estragos resultantes da revolta popular em eSwatini

Pelo menos uma pessoa foi baleada em confrontos com a polícia, segundo relatos da imprensa local.

Os protestos políticos na cidade de Mbabane, a capital do reino montanhoso vizinho de Moçambique, e arredores, resultaram em es­tradas bloqueadas, vandalismo e casos de fogo posto, incluindo a queima de pneus nas estradas.

“Houve manifestantes em Mahwalala onde também atear­am fogo no meio da estrada”, escreve o Times of Swaziland, uma das publicações mais lidas de eSwatini, antiga Suazilândia.

“Por volta das 19h00 [de segunda-feira], a polícia chegou e tentou dispersar a multidão com gás lacrimogé­neo”.

Vários manifestan­tes alinhados com o par­tido da oposição Movimento Democrático Unido do Povo (PUDEMO) foram detidos, entre eles Sikelela Dlamini, líder trabalhista da Associa­ção Nacional de Professores da Swazilândia (SNAT).

Masuku advertiu que as forças de segurança estão no terreno para ‘manter a lei e a ordem’.

Masuku também emitiu um comunicado advertindo que os protestos contínuos em eSwatini poderão acelerar a propagação da pandemia do Covid-19, numa fase em que se regista uma explosão de casos de novas infecções.

“Como o resto do mundo, o Reino de eSwatini é con­frontado pela pandemia da Covid-19, que ganhou terreno na semana passada”, disse Ma­suku.

Por isso, o governo ado­ptou medidas restritivas, que incluem um novo horário para a actividade económica que deve encerrar as 15h30 e que bane a circulação de pessoas entre as 18h00 e 05h00 da manhã. As escolas também estão fechadas. (Rei Mswati III: paradeiro)

Redactor

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *