Rei Mswati III: paradeiro
Rei Mswati III – O governo de eSwatini refuta notícias postas a circular alegando que o Rei Mswati III abandonou o país na sequência das manifestações populares, que eclodiram sábado, exigindo reformas pro-democracia.
Em comunicado divulgado esta terça-feira, o primeiro-ministro interino, Themba Masuku, disse que o Rei ‘está no país e continua a liderar’.
Masuku considera falsas as notícias postas a circular na imprensa alegando que Mswati teria abandonado o país.
“O governo vai actualizar a Nação sobre a situação actual no país ao longo do dia.
”Entretanto, apelamos a calma, moderação e paz”, disse Masuku.
Pelo menos uma pessoa foi baleada em confrontos com a polícia, segundo relatos da imprensa local.
Os protestos políticos na cidade de Mbabane, a capital do reino montanhoso vizinho de Moçambique, e arredores, resultaram em estradas bloqueadas, vandalismo e casos de fogo posto, incluindo a queima de pneus nas estradas.
“Houve manifestantes em Mahwalala onde também atearam fogo no meio da estrada”, escreve o Times of Swaziland, uma das publicações mais lidas de eSwatini, antiga Suazilândia.
“Por volta das 19h00 [de segunda-feira], a polícia chegou e tentou dispersar a multidão com gás lacrimogéneo”.
Vários manifestantes alinhados com o partido da oposição Movimento Democrático Unido do Povo (PUDEMO) foram detidos, entre eles Sikelela Dlamini, líder trabalhista da Associação Nacional de Professores da Swazilândia (SNAT).
Masuku advertiu que as forças de segurança estão no terreno para ‘manter a lei e a ordem’.
Masuku também emitiu um comunicado advertindo que os protestos contínuos em eSwatini poderão acelerar a propagação da pandemia do Covid-19, numa fase em que se regista uma explosão de casos de novas infecções.
“Como o resto do mundo, o Reino de eSwatini é confrontado pela pandemia da Covid-19, que ganhou terreno na semana passada”, disse Masuku.
Por isso, o governo adoptou medidas restritivas, que incluem um novo horário para a actividade económica que deve encerrar as 15h30 e que bane a circulação de pessoas entre as 18h00 e 05h00 da manhã. As escolas também estão fechadas. (Rei Mswati III: paradeiro)
Redactor