Resgate do Coronel Sérgio

Sérgio Vieira – Quando o Presidente Filipe Nyusi acaba de resgatar do justo e merecido descanso o general Lagos Lidimo e nomeia-o como novo homem forte dos Serviços de Informação e Segurança do Estado (SISE) já nada mais pode nos surpreender. Claramente Nyusi se distancia do seu discurso inaugural.

“Represento uma nova geração, uma geração que recebe um legado repleto de enormes sucessos e de exaltantes desafios. Repousa sobre todos nós, de todas as gerações, a responsabilidade de preservar as conquistas alcançadas pelo nosso povo.”

Quando a geração que Nyusi diz representar não pode ser indicada para a posição, de confiança política diga-se, de liderar os serviços de inteligência e vai resgatar quem esta(va) em gozo da reforma pelos serviços prestados à nação moçambicana, é sintomático de que alguma coisa não está bem.

Lagos Lidimo é conhecido e respeitado como sendo implacável. É de uma disciplina única! No entanto, não deixa de se notar, porque se expressa em público, as indignações várias do Coronel Sérgio Viera que tem enchido os seus pulmões a exigir a responsabilização dos que pilharam a coisa pública.

Sabendo-se que o coronel das cartas a muitos amigos é contemporrâneo de Lagos Lidimo no sector de Defesa e Segurança nos tempos do totalitarismo de Estado, não seria de mau agrado tê-los a trabalharem juntos, para o restabelecimento da desordem organizada, por gente ainda com pés firmes…

É que a indicação de Lagos se encaixa em uma linha do discurso inaugural do actual inquilino da Ponta Vermelha: Estou consciente da necessidade de se reforçar o papel das instituições da Justiça e da Lei e Ordem para que o nosso povo, tão pacífico e trabalhador, deixe de viver ciclicamente num clima de medo e de insegurança”.

Pode até ser um caso “sui generis” o facto de Sérgio Viera, antigo ministro da segurança de Samora Machel, não ter embarcado no voo fatal que terminou nas colinas de Mbuzine, quando os sinais de ameaça eram notórios conforme os relatos da época! Como não deixa de ser caricato que um antigo “espião” da secreta vocifere contra a incúria, nepotismo, corrupção e outros males no país e não tenha lugar nas nomeações de Nyusi que parece apostado nas velhas glórias para ser bem-sucedido na sua missão de servir ao povo “meu único, legítimo e exclusivo patrão”!!

Com todos estes cenários e já que perguntar não ofende: Para quando o resgate do Coronel Sérgio Vieira?

Luís Nhachote

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *