Retorno dos adeptos
Retorno dos adeptos – Uma semana depois do anúncio de relaxamento de restrições de nível 1, pelo presidente Matamela Cyril Ramaphosa, a Liga Sul-Africana de Futebol (PSL, na sigla inglesa) diz que vai permitir o retorno dos adeptos aos estádios, no fim-de-semana de 8 a 10 de Abril, quando se realizarem jogos dos quartos-de-final da Nedbank Cup (Taça da RSA).
Esta será a primeira vez, em dois anos que os adeptos voltam a “puxar” pelos seus clubes de coração.
O futebol sul africano esteve “fechado” desde Março de 2020, altura em que o Executivo de Ramaphosa adoptou medidas mais rígidas para conter o avanço da covid-19, que nessa altura só estava a começar.
Na quarta-feira da semana passada (23Mar2022), Ramaphosa, entre outras medidas, anunciou os vários eventos, incluindo os desportivos, podem ser atendidos por metade do número de lugares disponíveis no local.
A princípio, alguns clubes emitiram sinais de desacordo, o mesmo que fizeram aquando da decisão de permitir pelo menos 2000 pessoas nos campos de jogos. Os clubes alega(va)m prejuízos ao acatar a medida.
É que, mesmo para esta última flexibilização, há condicionalismos a seguir para aceder aos jogos: os adeptos devem ser portadores de um documento de identificação, comprovativo de vacinação ou um teste negativo da covid-19 com menos de 72 horas.
Neste caso, o primeiro jogo a receber adeptos será o que vai colocar frente a frente as formações do Tshakuma e do Supersport United, agendado para as 19 horas, no Estádio Thohoyandou.
Este fim-de-semana que se avizinha haverá jogos do campeonato sul-africano, mas ainda com os estádios “ás moscas”. (Retorno dos adeptos)
RAULINA TAIMO, em Pretória