SADC órfã de liderança

SADC órfã de liderança – O continente africano tem cinco blocos regionais que lidam com assuntos de cooperação económica, política e segurança dos estados membros na África Austral, Oriental, Central, Ocidental e do Norte.

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) tem 16 países membros, que incluem a minha aldeia.

A SADC foi criada em 1992 na sequência da Conferência para Coordenação de Desenvolvimento da África Austral (SADCC) fundada em Abril de 1980 em Lusaka, capital da Zâmbia

A criação da SADCC foi concebida em 1977 pelos países da Linha da Frente (Angola, Botswana, Moçambique, Tanzânia e Zâmbia).

Os cinco países lideravam esforços da libertação do Zimbabwe e da Namíbia e contra o regime minoritário do apartheid na África do Sul. Mesmo reconhecendo a sua fraqueza militar em relação a África do Sul, os cinco países falavam em voz alta em todo o Mundo contra o regime do apartheid e de Ian Smith, do Zimbabwe.

Moçambique, liderado por Samora Machel, foi mais longe implementando as sanções das Nações Unidas contra o regime de Ian Douglas Smith, no Zimbabwe. Samora Machel enviou tropas ao Zimbabwe para apoiarem guerrilheiros da ZANU.

Forças militares de Ian Smith e da África do Sul responderam atacando Moçambique e matando pessoas em incursões de alegada autodefesa e de perseguição de guerrilheiros da ZANU e do ANC em Moçambique, mas a Linha da Frente manteve-se firme denunciando as atrocidades dos dois regimes em todo o Mundo.

Agostinho Neto, de Angola, Samora Machel, de Moçambique, Seretse Khama, do Botswana, Julius Nyerere, da Tanzânia, e Kenneth Kaunda, da Zâmbia, foram líderes corajosos.

Infelizmente, quatro dos cinco líderes morreram. Kaunda envelheceu.

Hoje a SADC que ajudaram criar é um tigre de papel ou leão desdentado sem garras para enfrentar o terrorismo em Cabo Delgado, mesmo perto da fronteira com a Tanzânia, de Julius Nyerere, que em vida acolheu movimentos de libertação.

Na África Ocidental, o bloco regional tem se mostrado mais eficaz na solução de problemas que afectam os países membros.

Os líderes da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, CEDEAO, não toleram golpistas aventureiros.

No início desta semana, suspenderam o Mali da organização na sequência do golpe de Estado liderado pelo jovem militar Assimi Gouta contra o Presidente Bah Ndaw.

Os líderes da África Ocidental parecem mais sérios e determinados em lidar com assuntos regionais de defesa e segurança em comparação com a região da África Austral.

Processos de integração regional têm maior visibilidade na África Ocidental, com efectiva livre circulação de pessoas e bens.

A SADC ficou mesmo órfã depois da morte de Samora Machel, Agostinho Neto, Julius Nyerere e Seretse Khama, e com a saída em cena de Kaunda.

THANGANI WA TIYANI

Este artigo intitulado SADC órfã de liderança foi publicado em primeira-mão na versão PDF do jornal Redactor, na sua edição de 02 de Maio de 2021, na rubrica de opinião denominado O RANCOR DO POBRE

Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Redactorfavor ligar para 21 305323 ou 21305326 ou 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz 

Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com.

Gratos pela preferência

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *