SADC vai se reunir para debater crise em Moçambique
A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) deverá reunir-se em breve para analisar a crise política que Moçambique, vive na sequência das desinteligências em torno das eleições gerais e presidenciais de 09 de Outubro passado.
A informação foi prestada pelo porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da África do Sul, Chrispin Phiri.
Phiri especificou que a Cimeira Extraordinária da Troika do Órgão Extraordinário da SADC foi marcada para o próximo dia 20, no Zimbabué.
O próprio presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, disse esta quinta-feira que está a seguir atentamente o que se passa e Moçambique, em resposta aos apelos da associação dos transportadores de passageiros e de mercadorias da África do Sul que reclamam prejuízos avultados na sequência do condicionamento severo para cruzar o posto fronteiriço de Lebombo/Ressano Garcia.
Na quarta-feira a África do Sul expressou “preocupação” com a actual situação de insegurança em Moçambique, apelando à “calma” e “contenção” no país vizinho, onde mais de duas dezenas de pessoas já morreram em violência pós-eleitoral.
O chefe da diplomacia sul-africana, Ronald Lamola, e a sua homóloga moçambicana, Verónica Macamo, falaram na quarta-feira pelo telefone sobre a actual situação de insegurança e o “desfecho” do processo eleitoral em Moçambique.
Redactor
https://www.facebook.com/Redactormz
Revista Prestígio de Setembro/Outubro de 2024
https://www.paperturn-view.com/prestigio/prestigio-edicao-setembro-outubro-2024?pid=ODg8832878