Salários do Presidente
Salários – O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, e os membros do Governo concordaram em dar um terço do seu salário para apoiar o fundo nacional da luta contra a Covid-19.
De acordo com Cyril Ramaphosa, que anunciou a decisão, serão os próximos três salários que devem ser doados ao Fundo de Solidariedade criado pelo Governo.
O Chefe de Estado sul-africano disse que, nas últimas semanas, falou com vários dirigentes africanos sobre a necessidade de um esforço coordenado para a luta contra o Coronavírus e apoiar as populações e as economias.
O país, que tem uma vasta comunidade moçambicana, registou, até sábado à noite, 24 mortes, 2003 casos positivos e 410 pessoas recuperadas.
Actualmente, existem na vizinha República da África do Sul 3.318 camas de terapia intensiva, sendo 2.140 deles em hospitais particulares; existem 2.722 camas de alta assistência, das quais apenas 1.082 são do sector público.
A África do Sul tem, à escala nacional, um total de 119 416 leitos hospitalares disponíveis, de acordo com dados oficiais.
(Correio da manhã de Moçambique)