Standard Bank planta mais 365 árvores na Estrada Circular

O Standard Bank, no âmbito das suas actividades de responsabilidade social, plantou, sábado último, 11 de Maio, mais 365 árvores de diversas espécies na Estrada Circular de Maputo, no troço entre a rotunda do Albazine e a entrada da Vila Olímpica.

O plantio está inserido no projecto “Txuna Maputo com o Verde”, implementado em parceria com o Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMCM), onde foi projectado o plantio de 2.065 mudas de acácias, jacarandás, eucaliptos, casuarinas, palmeiras leques e terminálias.

Conforme explicou Dayse Madeira Correia, directora de Marketing e Gestão da Marca do Standard Bank, a iniciativa, lançada em 2019, enquadra-se no programa de responsabilidade social do banco e visa mitigar o impacto das mudanças climáticas no seio das comunidades. 

“Plantámos estas árvores como forma de apoiar as comunidades na preservação do meio ambiente, nas zonas onde vivem. Até agora, conseguimos reassegurar a protecção das dunas costeiras da praia da Costa do Sol, na cidade de Maputo. Na cidade da Beira, ajudámos a repovoar as árvores destruídas pelo ciclone IDAI”, disse. 

A directora de Marketing e Gestão da Marca do Standard Bank reiterou, ainda, o compromisso de “continuarmos esta jornada pelo meio ambiente, pois acreditamos que plantar uma árvore é cultivar vidas. Por isso, é importante a colaboração dos munícipes na manutenção das espécies”.

Na ocasião, o vereador de Planeamento Urbano, Ambiente e Construção no CMCM, Idálio Juvane, realçou a importância da parceria com o Standard Bank, que tem estado a contribuir para o equilíbrio do meio ambiente.

“Face aos eventos causados pelas mudanças climáticas, é importante preservarmos o nosso ecossistema, promovendo o plantio de árvores. Por isso, para nós, este projecto é útil para a natureza e esperamos que contribua para a sustentabilidade do nosso ambiente”, frisou.

Para além de colaboradores do Standard Bank e do município, o acto contou com a participação de cidadãos de diversas esferas sociais e faixas etárias, que vêem no projecto uma oportunidade para devolver à cidade o verde que sempre a caracterizou.

“É importante que todos nós participemos numa causa como esta porque é uma forma de contribuirmos para a sustentabilidade do nosso meio ambiente e, desta forma, prevenir a ocorrência de desastres resultantes das mudanças climáticas, que já fazem parte do nosso quotidiano”, considerou Cisbela Zita, estudante de ciências ambientais.

Por sua vez, Leslie Muzima, de 14 anos de idade, disse que “as árvores são importantes porque conservam o solo, evitando, assim, a ocorrência de erosão, que provoca a destruição de casas. Elas também nos dão a sombra, as frutas e ajudam na respiração. Por isso, plantar uma árvore não é só uma actividade, mas sim algo que deve fazer parte da nossa cultura”.

O Standard Bank confirma já ter plantado mais de 30.000 árvores, incluindo as do projecto “Txuna Maputo com o Verde” de 2.065 mudas de acácias, jacarandás, eucaliptos, casuarinas, palmeiras leques e terminálias previstas para o ano de 2023/2024, cujo plantio iniciou em Dezembro de 2023, no bairro do Costa do Sol, concretamente na rotunda da Casa Jovem e terminou este sábado, na entrada da Vila Olímpica.

Redactor

https://bitly.ws/3fZbh

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *