Suicida-se e fere esposa

 

Um quadro do Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos afecto na província meridional moçambicana de Gaza suicida-se e causa ferimentos graves à esposa que está a receber tratamentos médicos na cidade de Maputo, para onde foi transportada de emergência, depois de os profissionais de saúde de Xai-Xai terem concluído que essa era a melhor opção para evitar que “siga” o parceiro.

Aparentemnte  depois de acumular frustrações e amarguras da vida, Armando Dzimba, de 58 anos de idade, aproveitou-se da profunda soneca da esposa, Celeste Muchanga, dez anos mais nova e ateou fogo na casa onde ambos se encontravam na madrugada desta segunda-feira, no Bairro Três de Inhamissa, parte alta da cidade de Xai-Xai.

Já maltratados pelo fogo, Armando e Celeste desataram aos gritos pedindo socorro que prontamente veio da vizinhança, que logrou retirar o casal das labaredas e transportá-lo para o hospital provincial de Xai-Xai, vulgo Gangueni.

Segundo informação do Comando Provincial da PRM em Gaza, devido a gravidade dos ferimentos contraídos pelo casal, este foi transferido para Maputo, mas Dzimba sucumbiu pelo caminho.

Ao que a Reportagem do Correio da manhã apurou junto dos familiares de Dzimba em Xai-Xai, ao longo do fim-de-semana, este tera feito alguns desabafos, relatando frustrações e amarguras que alegadamente atravessava, junto de alguns conhecidos, “num tom de despedidas”, daí que a Polícia suspeite que a trágica decisão do malogrado tenha aparentemente motivações passionais.

Tentativa de robar a própria PRM

Um outro caso relatado ao nosso jornal pela fonte do Comando Provincial da PRM em Gaza, circunscrição de Chókwè, dá conta de que a corporação frustrou uma tentativa de roubo, que tinha como vítima uma agente da própria corporação.

Conta o nosso informante que dois indivíduos (Arlindo Muhate de 27 anos de idade e Nivaldo Moisés  – 28 -, ambos residentes da Cidade de Maputo) acabaram detidos depois que no passado dia 26 de Janeiro passado simularam estar a fazer uma queixa num dos postos postos policiais locais para tentar roubar arma a uma agente da PRM.

A agente da PRM, afecta no Posto da Polícia dos Transportes e Comunicações em Chókwè, ofereceu uma espectacular resistência ao acto dos suspeitos e conseguiu frustrar a acção que visava arrancar das suas mãos uma arma de fogo tipo AK-47.

Dominado o duo foi posteriormente recolhido aos calabouços onde aguarda, sob custódia, o desenrolar do competente processo-crime entretanto já accionado.

Notas falsas

Enquanto isto um indiuvíduo que se identificou como Nelson, de 33 anos de idade, residente na cidade de Maputo, está detido em Chókwè, indiciado de crime de falsificação e movimentação de moeda.

A detenção de Nelson ocorreu na quarta-feira da semana passada (01 de Fevereiro) num dos bairros de capital económica da província de Gaza, em pleno estabelecimento comercial, transportando notas falsas de valor facial de R22 mil randes em cédulas de 100 randes cada e outras de 18 mil dólares norte-americanos.

A Polícia afirma que o suspeito foi detido quando negoceava a troca daquelas notas que agora as autoridades pretendem apurar a real origem das mesmas.

Yanga Junior, correspondente em Gaza

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *