TÉCNICA

        “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce” (Fernando Pessoa,1934).

Decorria o longínquo ano de 1989. Ainda existia a tristemente conhecida guerra fratricida que durou dolorosos, porque violentos, 16 anos. Um grupo de 12 moçambicanos, maioritariamente, constituído por jovens, decidiu terçar as suas armas disponíveis para enfrentar esta batalha contra o neo-colonialismo que a todos ameaçava oprimir, principalmente na arena económica. O grupo usou, tal como até hoje o faz, a ciência, a tecnologia, a experiência, a sua reputação individual e colectiva, a ética, o sentido de missão, para criar uma empresa. A empresa foi, legal e formalmente, criada por escritura pública notarial, na então Conservatória dos Registos Comerciais de Maputo, às 15,00 horas do dia 23 de Agosto de 1989. Ela chama-se TÉCNICA ENGENHEIROS CONSULTORES, LIMITADA (TÉCNICA).

É uma sociedade por quotas de responsabilidade limitada.Estão em curso estudos para a transformar em sociedade anónima. Dos doze sócios fundadores dois faleceram – os Engenheiros Fernando Pericão Gomes Pinto e Belmiro Madau – quatro desistiram, tendo ficado somente os actuais seis. A estes foram, recentemente, agregados três novos sócios, todos jovens, seleccionados de entre os trabalhadores da casa. Agora são nove sócios.

A sede da TÉCNICA é na Avenida 25 de Setembro, número 2.526, Primeiro Andar, na Cidade de Maputo, Moçambique, Telefones 21.322.185/6, www.tec.co.mz.

A TÉCNICA, algumas vezes também, abreviada e carinhosamente, designada por TEC, é uma empresa de consultoria em engenharia multidisciplinar. Concebe, propõe, assessora, faz, implementa e fiscaliza projectos de engenharia nas suas mais variadas disciplinas. A intervenção da TÉCNICA tem ocorrido, consoante as necessidades dos seus clientes e parceiros de trabalho, a montante ou a jusante, dos projectos de engenharia em que tenha que intervir.

A TÉCNICA foi criada para competir com as grandes empresas de engenharia estrangeiras que actuam no mercado moçambicano. A TECNICA comunga da convicção segundo a qual um País não pode ser desenvolvido exclusivamente por empresas estrangeiras actuando ao nível dos grandes projectos.

A TÉCNICA desenvolve-se de acordo com as seguintes:

·     Missão: Por uma engenharia de elevada qualidade;

·     Visão:

i) Estar implantada em todo o País;

 ii) Estar associada aos grandes projectos;

  iii) Internacionalizar a actividade.

·     Valores:

  i)  Competência, arrojo e elevada qualificação;

  ii)  Satisfação do cliente, devoção e disciplina;

  iii)  Responsabilidade e perseverança;

  iv)  Visão, criatividade e iniciativa;

  v) Honestidade, integridade, justiça e solidariedade;

  vi) Comunicação, colaboração e complementaridade.

A Política Empresarial da TÉCNICA está baseada nos sete pilares fundamentais seguintes:

01 – Satisfação dos seus clientes: prestando serviços diferenciados e competentes que de forma consistente e competitiva excedam as suas expectativas.

02 – Compromisso: trabalhando em conformidade com a legislação aplicável, integrando as melhores práticas de engenharia a nível mundial.

03 – Melhoria do resultado operacional: procurando activa e continuadamente a implementação de soluções mais eficientes.

04 – Engenho:incorporando nos serviços soluções adaptadas às condições locais e recursos disponíveis.

05 – Reconhecimento pela competência: garantindo um elevado grau de cumprimento dos objectivos, actualização contínua e partilha do conhecimento.

06 – Bem-estar da organização: oferecendo condições adequadas ao desenvolvimento profissional e pessoal.

07 – Responsabilidade: mantendo uma atitude social e ambientalmente responsável que contribua para o desenvolvimento sustentável.

A estes propósitos empresariais a TÉCNICA prima por agregar os aspectos importantes intangíveis seguintes:

·     i) – forte e clarividente liderança;

·     ii) – honestidade para com o cliente;

·     iii) – cumprimento tempestivo dos prazos acordados com o cliente;

·     iv) –  entrega de trabalhos de excelente qualidade ao cliente

Sempre tendo como norte de orientação estes sete pilares da sua política empresarial, a TÉCNICA realiza os serviços seguintes:

01 – Estudos e pesquisas:

·     Estudos de viabilidade;

·     Estudos ambientais;

·     Investigação de solos, batimetria (determinação da profundidade de corpos aquáticos, como barragens, lagos, rios, mares e até oceanos. Através desta são determinadas as curvas que unem locais de mesma profundidade), hidrologia (ciência que estuda a ocorrência, circulação e distribuição das diferentes formas de água existentes na superfície terrestre, as suas propriedades físicas e químicas e as suas interações com o meio ambiente) e topografia (determina curvas que unem locais de mesma elevação).

02 – Planeamento e projectos:

·     Identificação de projectos;

·     Planificação de projectos;

·     Projectos executivos (especificações técnicas, medições e orçamento e desenho);

·     Documentos de concurso.

03 – Implementação de projectos:

·     Lançamento de concurso;

·     Negociação de contratos;

·     Supervisão de construção;

·     Gestão de projectos;

·     Assistência no período de garantia

A TÉCNICA está, por mérito empresarial próprio, certificada pelo ISO 9001:2015. Como é sabido, o ISO é a sigla da International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para Padronização. O ISO é uma entidade de padronização e normatização, criada em Genebra, na Suíça, em 1947. Esta norma é um conjunto de requisitos que definem a estrutura para o sistema de gestão da qualidade de uma organização. Com base nesta certificação, a TÉCNICA responde aos requisitos dos clientes e das partes interessadas. Outrossim, segue os padrões de qualidade ambiental em todas as suas operações e processos, garantindo o equilíbrio entre a preservação do ambiente e a promoção do crescimento social e económico.  

A criação e a existência da TÉCNICA constituem a materialização de um sonho dos seus fundadores: a presença perene de uma empresa genuinamente moçambicana para alegria dos seus “pentanetos” e gerações vindouras sem fim. Mas para a concretização deste nobre “desidaratum”, a TÉCNICA aposta, com seriedade, no desenvolvimento do Capital Humano, pois sempre defendeu que o Homem é a força produtiva principal na sociedade, em geral, e numa corporação empresarial, em particular. A TÉCNICA tem uma equipa de mais de 130 profissionais com “expertise” multidisciplinar, sendo 60% com formação superior e 40% são técnicos médios. Nesta perspectiva, a TÉCNICA continua a apostar na formação permanente do capital humano, tendo, assim, nas suas fileiras os melhores engenheiros do país, alguns muito jovens e promissores.

Evolução dos trabalhadores da TÉCNICA nos últimos 3 anos
AnosGestoresTécnicosAdministrativosTotal
2023310522130
2022311022135
2021311522140

A TÉCNICA tem delegações em todas as províncias, com excepção de Gaza, Inhambane, que são assistidas pela sede em Maputo. O primeiro escritório da TÉCNICA fora de Maputo, mais precisamente em Nampula, foi aberto em 1996 e desde aí, outras delegações provinciais surgiram.

Ao longo dos 35 anos da sua activa presença no difícil mercado da consultoria em engenharia, a TÉCNICA, concretizou, com excelente qualidade, mais de 1.000 Mil projectos todos bem-sucedidos. Entre os seus prestigiados clientes contam-se a ANE, Fundo de Estradas, AIAS, FIPAG, DNGRH, DNAAS, Banco de Moçambique, Mozal, SASOL, TOTAL, HCB, Conselhos Municipais, Ministério da Saúde, Ministério da Educação, REVIMO, EDM, FUNAE e muitas outras entidades privadas e públicas.

Porque a visão da TÉCNICA é de âmbito nacional, pugnando pelo desenvolvimento holístico do País, tem proposto ao Governo a concretização de vários projectos para o País como um todo, destacando-se estes quatro abaixo indicados:

·     Construção de 10 Mil Represas em todo o País em Dez anos. Este projecto já foi, felizmente, inscrito pelo Governo no seu Programa Quinquenal do Governo (PQG);

·     Projecto agro-pecuário-industrial de Ribaué, com um Parque Industrial em Iapala;

·     Parque Industrial de Nacala;

·     Condomínio Habitacional de Chamane em Inhambane

A TÉCNICA mercê ao prestígio que granjeou no mercado da consultoria nacional e internacional, é considerada uma das maiores e melhores empresas moçambicanas deste ramo de actividade. Nunca ao longo dos 35 anos daa sua existência, esta empresa fechou um exercício fiscal com prejuízo. Por mais pequeno que fosse era sempre lucro. Eis, abaixo, a evolução dos seus resultados líquidos nos últimos cinco anos:

Resultados anuais
Anos e Valores em $USD Milhões
20182019202020212022
3,34,03,35,57,0

Parabéns TÉCNICA! Que o nosso sempre bom Deus abençoe a todos os que nela trabalham!

ANTÓNIO MATABELE

Este artigo foi publicado em primeira-mão na versão PDF do jornal Redactor, na sua edição de 30  de Agosto de 2024, na rubrica de opinião denominada N’siripwiti – gato do mato.

Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Redactorfavor ligar para 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz 

Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com

Gratos pela preferência

https://www.facebook.com/Redactormz

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *