Tentativa de rapto

Tentativa de rapto de editor executivo do semanário Canal de Moçambique aconteceu neste último dia de 2019, nas ruas da capital moçambicana, cidade de Maputo

Dizem os que testemunharam a ocorrência que um grupo de três indivíduos desconhecidos tentou raptar o editor executivo do semanário Canal de Moçambique, Matias Guente.

A tentativa de rapto ocorreu por voltas das 13:00, no bairro do Alto Maé, atrás da sede do Estado Maior General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), quase no centro da capital moçambicana, disse a mesma fonte.

O grupo, que se fazia transportar numa viatura de marca Toyota Corola, estava armado e trazia também tacos de beisebol e de golfe, e terá seguido Matias Guente por algum tempo, tendo posteriormente tentado obrigar o jornalista a entrar no seu veículo.

Na tentativa de rapto Matias Guente ofereceu resistência e por isso os atacantes o agrediram com tacos de baseball e golfe, pondo-se, de seguida, em fuga.

O jornalista correu e entrou numa oficina e contou com o apoio de pessoas que vendem nas bermas da estrada, alertadas com os gritos de pedido de socorro.

Matias Guente foi transportado para uma unidade sanitária onde até ao fecho desta edição permanecia internado.

apesar de se queixar de dores em diversas partes do corpo, Guente está fora de perigo e tudo indica que muito brevemente regressará ao convívio familiar.

Depois de um aparente interregno, as cidades de Maputo e Beira, as duas mais importantes de Moçambique, voltam a ser, nos últimos tempos, palcos de raptos protagonizados por desconhecidos, enquanto no interior das províncias do Centro (Manica e Sofala) e Norte de Moçambique ocorrem acções armadas brutais.

No Centro os actos são assacados a renegados da RENAMO enquanto que no Norte, particularmente nas regiões setentrionais de Cabo Delgado, são autores aquilo que as autoridades rotulam de “insurgentes”, cuja liderança e motivações se desconhecem.

(Correio da manhã de Moçambique)

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *